Pix oferece vantagens, mas lojistas serão taxados nos pagamentos

Transferências entre pessoas jurídicas também serão cobradas

Publicado em 04/11/2020 - 17:24 Por Anna Luisa Praser - Brasília

A partir deste mês o Pix já uma realidade no Brasil, que promete dar mais agilidade ao fluxo de caixa de comerciantes e empresas. É que as transações por essa opção são concluídas em até 10 segundos.

Uma outra vantagem é a disponibilidade: o Pix poderá será usado em qualquer dia e a qualquer horário, independentemente do dia da semana. Um grande atrativo para comércio e empreendedores, já que vai permitir transações bancárias em tempo real.

Mas, nem tudo são flores. É que lojistas serão taxados para receber os pagamentos e as transferências entre pessoas jurídicas também serão cobradas. Mas, de acordo com nova regulamentação do Banco Central, cada uma das instituições financeiras autorizadas a operar com o Pix poderá definir um valor que será cobrado do cliente, seja pessoa física ou jurídica.

Para a economista e assessora econômica da Fecomércio de São Paulo, Kelly Carvalho, essa liberdade de tarifação pode ser justamente o pulo do gato, porque vai permitir que empreendedores e empresários busquem por instituições que ofereçam as melhores taxas:

Mas calma, o preço cobrado pelo Pix promete ser mais barato do que os já praticados tradicionalmente em Docs e Teds nos principais bancos do país. E se você estiver se perguntando como o Pix vai funcionar, é fácil: você vai poder enviar dinheiro para uma outra conta cadastrada, seja jurídica ou física, informando apenas a chave fornecida pelo destinatário. Na hora de fazer o pagamento, você digita a chave e pronto! A operação será realizada sem nenhuma informação adicional.

Mas, caso você não queira digitar nada, ainda existe outra opção: o QR Code dinâmico, gerado exclusivamente para a transação do momento. Aqui, poderão ser incluídas informações como data de vencimento, multas, juros e até o site que redireciona o cliente para a página da nota fiscal.

A adesão ao Pix é opcional, mas como toda regra tem a sua exceção, as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes serão obrigadas a se cadastras nessa nova modalidade.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo