Intenção de consumo das famílias atinge maior índice desde maio

Ainda assim, foi a pior taxa para o mês de dezembro da série histórica

Publicado em 21/12/2020 - 18:31 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Intenção de Consumo das Famílias cresceu 1,2% entre novembro e dezembro, atingindo 72,1 pontos. Foi o maior índice desde maio deste ano, auge da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (21), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Apesar da alta, este é o pior resultado para o mês de dezembro desde o início da série histórica, em janeiro de 2010. No confronto anual, houve queda de 25,1%, a nona retração seguida nessa base de comparação.

Mesmo permanecendo abaixo do nível de satisfação de 100 pontos desde abril de 2015, a economista da CNC, Catarina Carneiro, faz uma avaliação positiva do indicador. Ela destaca que essa é a 4ª taxa de crescimento consecutiva na Intenção de Consumo das Famílias.

Dos sete tópicos usados para calcular o indicador, seis apresentaram alta em dezembro, ante novembro. Os avanços foram de 0,6% no emprego atual; 3% na perspectiva profissional; 1% na renda atual; 1,4% no acesso ao crédito; 0,9 no nível de consumo atual, além de crescimento de 1% na perspectiva de consumo. A única queda verificada foi no índice que avalia momento para a compra de produtos duráveis, que registrou o segundo recuo consecutivo.

A economista responsável pelo estudo, disse que a percepção sobre o Emprego Atual chamou a atenção no resultado do mês. A pesquisa mostrou que a maior parte dos entrevistados, ou 32,8%, se sente tão segura com seu emprego quanto no ano passado.

Ainda segundo a CNC, a maioria das famílias acredita que vai consumir menos nos próximos três meses. Por outro lado, houve aumento no percentual daquelas que pretendem consumir mais, que alcançou a maior proporção desde maio de 2020.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Fiocruz alerta sobre aumento dos casos de covid-19 no país

São Paulo e Goiás lideram o número de registros, como aponta a última edição do Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz.

Baixar arquivo
Esportes

Keyla Barros conquista bronze nos 1500 metros nas Paralimpíadas

Keyla Barros conquistou o bronze, nesta sexta-feira, nos 1500 metros do atletismo na Paralimpíada de Paris. 

Ela subiu ao pódio na classe T20 para atletas com deficiência intelectual.

No judô, o Brasil garantiu pelo menos duas pratas. 

Baixar arquivo
Educação

Lula assina regulamentação da Política Nacional de Leitura e Escrita

A ideia é aumentar o acervo das bibliotecas públicas e comunitárias, com previsão de acervo inicial de 800 exemplares, além de implementar bibliotecas nos conjuntos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil tenta subir na tabela enfrentando o Equador nesta sexta-feira

A Rádio Nacional transmite nesta sexta-feira, a partir das 21h45, Brasil e Equador, direto do estádio Couto Pereira, em Curitiba. Em duelo válido pelas sétima rodada das eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo de 2026.

Baixar arquivo
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo