Produção industrial cresce pelo sexto mês seguido em outubro

Alta foi de 1,1% diante de setembro e recupera nível pré-pandemia

Publicado em 02/12/2020 - 13:41 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A produção da indústria brasileira cresceu pelo sexto mês seguido em outubro, com alta de 1,1% na comparação com setembro. Com o resultado acumulado de 39% em seis meses, o setor está 1,4% acima do patamar de fevereiro, antes da pandemia de Covid-19.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta quarta-feira (2) pelo IBGE. Entre as atividades, a maior influência na passagem de setembro para outubro foi de veículos automotores, reboques e carrocerias. Muito prejudicado nos meses críticos da pandemia, o ramo acumulou expansão de 1.075,8% nos últimos seis meses, mas, ainda assim, se encontra 9,1% abaixo do patamar de fevereiro.

Dentre as atividades que tiveram queda, o principal impacto negativo foi de produtos alimentícios, depois de três meses de altas seguidas.

Conforme explicou, gerente da pesquisa, André Macedo mesmo com essa sequência de altas e a recuperação ao patamar de fevereiro, o acumulado do ano ainda é negativo. Na comparação com o nível recorde de produção, alcançado em maio de 2011, a indústria ainda se encontra 14,9% abaixo do pico.

De acordo com a pesquisa, em relação a outubro do ano passado, a alta na produção industrial brasileira é de 0,3%. O acumulado dos últimos 12 meses é de -5,6%.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

A vacinação contra a gripe foi prorrogada e está aberta para todos

A campanha começou em abril e estava prevista para encerrar em agosto, que são os meses mais frios no Brasil, e é quando a gripe costuma atingir mais pessoas. Mas, neste ano, foi ampliada em dois meses, e aberta para a população em geral.

Baixar arquivo
Geral

Detran anula mais de 126 mi processos de suspensão de CNH em São Paulo

Esse cancelamento inclui os motoristas que tem mais de 20 pontos na CNH e que não se enquadram no que estipula o novo Código Brasileiro de Trânsito, em vigor desde o dia 12 de abril de 2021.

Baixar arquivo
Política

Informais que receberam auxílio emergêncial podem pedir empréstimo

A partir desta segunda-feira, trabalhadores informais que receberam auxílio emergencial, por meio do Caixa Tem, nascidos em janeiro e fevereiro, podem pedir empréstimo de até R$1.000,00, pelo aplicativo Caixa Tem.

Baixar arquivo
Justiça

Mulher é condenada por feminicídio da companheira no DF

Os promotores do caso argumentaram que o objetivo da lei do feminicídio é manter as mulheres seguras nos relacionamentos afetivos, independente do gênero do agressor ou da orientação sexual da vítima.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil tem mais de 53 mil pessoas à espera de transplante de órgãos

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, uma campanha foi lançada para estimular as pessoas a conversarem com os familiares sobre o desejo de doar. Por lei, a palavra final para doação é sempre da família.

Baixar arquivo
Geral

USP oferece curso para ensinar idosos a identificar fake news

As inscrições estarão abertas a partir desta sexta-feira (1/10). Para se inscrever, basta acessar o site: https://uspdigital.usp.br/apolo.

Baixar arquivo