Pesquisa da CNC aponta aumento de consumidores endividados

Número de brasileiros com dívidas voltou a subir em dezembro de 2020

Publicado em 06/01/2021 - 16:39 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Após três meses seguidos de queda, o número de brasileiros com dívidas voltou a subir em dezembro de 2020. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, de dezembro, feita pela CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, 66,3% dos consumidores estão endividados.

Entre as famílias que recebem até 10 salários-mínimos, o percentual subiu para 67,7% do total, depois de três reduções consecutivas. Já para as famílias com renda acima de 10 salários, esta mesma proporção aumentou para 60%.

Segundo a economista da CNC e responsável pela pesquisa, Izis Ferreira, com o fim do auxílio emergencial em janeiro, as famílias de menor renda assistidas pelo benefício precisam adotar maior rigor na organização dos orçamentos domésticos.

Izis também lembra que a carência oferecida por algumas linhas de crédito começa a vencer no início deste ano, o que pode contribuir para o aumento do endividamento. A pesquisa mostra, também, que apesar da alta do endividamento, os consumidores estão conseguindo quitar débitos e compromissos financeiros.

Com relação aos tipos de dívida, a proporção de brasileiros que utilizam o cartão de crédito voltou a crescer e continua como a principal modalidade de endividamento. Além do cartão de crédito, o cheque especial também aumentou a sua participação entre as famílias endividadas.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo