Caminhoneiros de Minas Gerais pedem redução do ICMS para 12%

Publicado em 25/02/2021 - 21:34 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Cerca de 150 caminhões de transporte de combustíveis e de derivados de petróleo participaram de carreata que saiu de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, na manhã desta quinta-feira (25).

Pela Rodovia Fernão Dias, eles seguiram em fila até a Cidade Administrativa, sede do governo, na capital mineira.

Os caminhoneiros, conhecidos como tanqueiros, pedem redução no Imposto sobre Circulação de Mercadorias de Serviços (ICMS) do diesel.

Segundo o Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Minas Gerais (Sindtanque-MG), o estado tem o ICMS mais alto do pais (15%). Eles pedem a redução para 12%.

Os tanqueiros ameaçam interromper a distribuição de combustíveis se as reivindicações não forem atendidas.

Esse não é o primeiro protesto de caminhoneiros em Minas Gerais. Na segunda-feira, motoristas que transportam minério de ferro interromperam o carregamento do produto em protesto contra o aumento do diesel.

O representante da Associação Nacional de Transporte no Brasil, José Roberto Stringasci, afirma que até o dia 1º de março novos protestos de caminhoneiros devem acontecer no país.

Desde janeiro, o diesel aumentou 27%. Para tentar conter as manifestações, o presidente Jair Bolsonaro prometeu zerar os impostos federais sobre o diesel por dois meses e mudou a presidência da Petrobras. Esta semana, o presidente publicou decreto obrigando os postos de combustíveis a informar o valor do imposto cobrado sobre o diesel.

Pela manhã, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve na Assembleia Legislativa do estado. Disse que não concordava com o aumento de impostos, mas não prometeu redução no ICMS.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa segunda

Meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. São quase 80 milhões de pessoas em todo país.

Baixar arquivo
Saúde

Serrana é primeira cidade a concluir vacinação em massa contra covid

Todos os moradores com mais de 18 anos tiveram direito à vacina, o equivalente a cerca de 28 mil pessoas no município que tem pouco mais de 46 mil habitantes.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo vence Palmeiras nos pênaltis e é bicampeão da Supercopa

O atual campeão brasileiro Flamengo venceu neste domingo (11) o Palmeiras, atual campeão da Copa do Brasil, pelo placar de 6 a 5, nos pênaltis.

Baixar arquivo
Política

Agenda da semana tem CPI da Covid-19 e nova Lei da Segurança Nacional

A CPI da Covid-19; um projeto para revogar decretos presidenciais que ampliaram o acesso a armas e munições; e uma proposta para substituir a atual Lei de Segurança Nacional estão entre os temas desta semana no Congresso.

Baixar arquivo
Justiça

STF deve julgar instalação da CPI da Covid-19 na quarta (14)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, antecipou para esta quarta-feira (14) o julgamento em plenário sobre a instalação da CPI da Covid-19 no Senado Federal.

Baixar arquivo
Política

Munhoz de Melo (PR) realiza eleição neste domingo

Os pouco mais de 3,3 mil eleitores da cidade da região Norte Central paranaense terão que escolher um novo prefeito e vice-prefeito apenas cinco meses após a eleição municipal de 2020.

Baixar arquivo