IBGE abre vagas para o Censo 2021

Mais de 204 mil profissionais temporários vão trabalhar na pesquisa

Publicado em 18/02/2021 - 15:07 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu a largada para o Censo 2021 com a publicação do processo de seleção dos mais de 204 mil profissionais temporários que vão trabalhar na pesquisa. A contratação seria feita no ano passado, mas foi adiada por causa da pandemia de novo coronavírus.

São oferecidas mais de 181 mil vagas para recenseador e cerca de 17 mil para agente censitário superior. Também serão selecionados 5.450 agentes censitários municipais. Há oportunidades para trabalhar em todos os municípios do país.

Como o censo é essencial para levantar informações sobre a população do país, mesmo antes da vacinação em massa, o IBGE decidiu retomar o planejamento. Agora, a previsão é de que a seleção e treinamento sejam feitos nos próximos meses, e as entrevistas comecem no dia 1º de agosto.

Os recenseadores são os profissionais que visitarão todos os domicílios brasileiros, entrevistando seus moradores ao longo de três meses. A remuneração será feita por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas ouvidas. Para esta função, é exigido ensino fundamental completo.

Já os agentes censitários e  municipais ficarão responsáveis por supervisionar as equipes e o trabalho em cada cidade. A contratação inicial será por cinco meses, com remuneração fixa de R$ 1,7 mil ou R$ 2,1 mil por mês.

O diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, disse que o instituto vai continuar monitorando a situação da pandemia no país até o início dos trabalhos, mas garantiu que um cuidadoso planejamento está sendo feito para proteger os trabalhadores e a população.

As inscrições para agentes censitários superior e municipal começam nesta sexta-feira (19), e vão até 15 de março.  Já o prazo para recenseador irá de 23 de fevereiro até 19 de março.

O processo está sendo realizado pelo Cebraspe, da Universidade de Brasília. Os candidatos precisarão fazer uma prova objetiva aplicada em todos os municípios.

O IBGE destaca que o ideal é que os recenseadores se inscrevam para trabalhar na região onde vivem, já que conhecer o território e os moradores vai facilitar a realização das entrevistas.

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo