Intenção de consumo das famílias teve pior resultado no mês desde 2010

O indicador apurado pela CNC segue abaixo do nível de satisfação

Publicado em segunda-feira, 22 Fevereiro, 2021 - 13:28 Por Tamara Freire - Rio de Janeiro

O indicador de Intenção de Consumo das Famílias alcançou o patamar de 74,2 pontos em fevereiro, o maior desde maio de 2020. Mas, esse foi o pior resultado para o mês desde 2010 e é bem inferior aos 99,3 pontos aferidos no ano passado. Além disso, o indicador apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo segue abaixo do nível de satisfação de 100 pontos desde abril de 2015.

 

Na avaliação da economista da CNC, Caterina Carneiro, os resultados não foram totalmente negativos, já que tanto o Nível de Consumo Atual, quando a Perspectiva de Consumo, tiveram alta em relação a janeiro. A maioria das famílias acredita que vai consumir menos nos próximos 3 meses. Mas, o percentual de 54,9% é um pouco menor do que os 55,4% medidos em janeiro, apesar de estar 36,1% acima do observado em fevereiro de 2020.

 

Os indicadores do mercado de trabalho foram os que mais influenciaram o índice geral. A maior parte dos entrevistados, 32,2%, se sente menos segura com relação ao seu emprego do que no ano passado. Outro dado é que mais da metade das famílias pesquisadas ainda tem uma perspectiva profissional negativa em fevereiro, enquanto no mesmo mês de 2020, antes da pandemia, essa proporção era de 40,5%. Relacionado a isso, mais de 40% declararam que a renda familiar está pior agora do que no ano passado, bem acima dos 23,4%, que tinham a mesma percepção em 2020.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Saúde

Dia Mundial da Doença Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas fortes causaram estragos em várias regiões do país em fevereiro

Fevereiro se despede com chuvas fortes que causaram estragos em várias regiões do Brasil. O mapa meteorológico do país durante o mês ficou todo marcado com as cores amarela, laranja e vermelha, em alerta de perigo por causa da quantidade de chuvas.

Baixar arquivo
Saúde

Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso.

Baixar arquivo
Geral

Pará entra no período de alta safra da pupunha e produção do palmito

Em época de alta safra da pupunha no Pará, especialista chama a atenção para mais investimentos neste mercado. 

Os detalhes com João Paulo Seabra Rádio Cultura FM de Belém. 

Baixar arquivo