Home office é uma tendência no mercado de trabalho, diz especialista

Trabalho feito de casa aumento 309% em 2020

Publicado em 25/03/2021 - 07:23 Por Victor Ribeiro - Brasília

Faz um ano que muita gente experimentou levar para casa a rotina do escritório. E essa mudança teve reflexo direto no mercado de trabalho.

Um levantamento do site Vagas.com mostra que o número de postos de trabalho em casa aumentou 309% em 2020, saltando de 594 vagas em 2019 para 2.428 no ano marcado pela pandemia.

O especialista em Inteligência de Negócios do site, Rafael Urbano, avalia que essa é uma tendência, que pode trazer vantagens tanto para empresários quanto para trabalhadores.

Tem ainda a vantagem de poder morar em locais mais baratos, longe dos grandes centros. Por outro lado, a especialista em mercado de trabalho Débora Barem chama atenção para as desvantagens enfrentadas pelos funcionários.

Enquanto isso, o cenário é promissor para as empresas. Débora enfatiza que o trabalho fora do escritório representa grande economia para os patrões.

Em meio a essas mudanças, o Ministério Público do Trabalho alerta para outra desvantagem em relação aos empregados: ficou mais difícil fiscalizar o cumprimento das leis com tanta gente trabalhando fora da empresa. O procurador do trabalho Luciano Leivas comenta os desafios para a fiscalização feita pelo Ministério Público.

As denúncias sobre as condições de trabalho podem ser feitas até mesmo de maneira anônima, com o envio de textos e vídeos para o portal do Ministério Público do Trabalho na internet. O endereço é mpt.mp.br.

Além das vantagens e desvantagens no dia a dia do trabalho, é preciso ter atenção à saúde física e mental. A distância dos colegas e a falta de um local adequado para exercer nossas atividades podem trazer riscos à saúde do corpo e da mente. 

Com produção de Renato Lima, da Rádio Nacional.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Anvisa recebe pedido para testes de vacina desenvolvida pela UFMG

A  SpiNTec será um imunizante 100% nacional desenvolvido no Centro Tecnológico de Vacina.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 2 milhões de doses da Pfizer chegam ao Brasil neste domingo

Mais de 2 milhões de doses da vacina Pfizer chegam neste domingo ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo. Com esse lote, a farmacêutica cumpre o cronograma que previa a entrega, até o início de agosto, de 13 milhões de imunizantes. 

Baixar arquivo
Esportes

Judô brasileiro encerra Olimpíada com dois bronzes e mantém tradição

O judô brasileiro se despediu da Olimpíada de Tóquio (Japão) com duas medalhas de bronze. A participação terminou neste sábado (31), após eliminação nas quartas de final do torneio por equipes mistas.

Baixar arquivo
Saúde

Hospital do Câncer de Presidente Prudente é credenciado ao SUS

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participaram, neste sábado (31), da cerimônia de credenciamento do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, interior de São Paulo, ao Sistema Único de Saúde. 

Baixar arquivo