Home office é uma tendência no mercado de trabalho, diz especialista

Trabalho feito de casa aumento 309% em 2020

Publicado em 25/03/2021 - 07:23 Por Victor Ribeiro - Brasília

Faz um ano que muita gente experimentou levar para casa a rotina do escritório. E essa mudança teve reflexo direto no mercado de trabalho.

Um levantamento do site Vagas.com mostra que o número de postos de trabalho em casa aumentou 309% em 2020, saltando de 594 vagas em 2019 para 2.428 no ano marcado pela pandemia.

O especialista em Inteligência de Negócios do site, Rafael Urbano, avalia que essa é uma tendência, que pode trazer vantagens tanto para empresários quanto para trabalhadores.

Tem ainda a vantagem de poder morar em locais mais baratos, longe dos grandes centros. Por outro lado, a especialista em mercado de trabalho Débora Barem chama atenção para as desvantagens enfrentadas pelos funcionários.

Enquanto isso, o cenário é promissor para as empresas. Débora enfatiza que o trabalho fora do escritório representa grande economia para os patrões.

Em meio a essas mudanças, o Ministério Público do Trabalho alerta para outra desvantagem em relação aos empregados: ficou mais difícil fiscalizar o cumprimento das leis com tanta gente trabalhando fora da empresa. O procurador do trabalho Luciano Leivas comenta os desafios para a fiscalização feita pelo Ministério Público.

As denúncias sobre as condições de trabalho podem ser feitas até mesmo de maneira anônima, com o envio de textos e vídeos para o portal do Ministério Público do Trabalho na internet. O endereço é mpt.mp.br.

Além das vantagens e desvantagens no dia a dia do trabalho, é preciso ter atenção à saúde física e mental. A distância dos colegas e a falta de um local adequado para exercer nossas atividades podem trazer riscos à saúde do corpo e da mente. 

Com produção de Renato Lima, da Rádio Nacional.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

México prepara a retomada da exigência de vistos para brasileiros

De acordo com a agência de notícias Reuters, o pedido foi feito pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Um documento do Ministério do Interior mexicano avalia que esta é uma forma de reduzir a onda de imigrações ilegais do Brasil para os Estados Unidos, passando pelo México.

Baixar arquivo
Esportes

Daiane dos Santos visita os atletas dos Jogos Universitários

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Brasília, receberam a visita de Daiane dos Santos. Campeã do mundo no solo em 2003 e com três olimpíadas na carreira.

Baixar arquivo
Educação

MEC lança o Labcrie que é um laboratório de criatividade e inovação

Nesta sexta-feira, dia do professor, o Ministério da Educação lançou um projeto para instalar laboratórios de tecnologias para docentes da educação básica. O programa Labcrie, que significa Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica.

Baixar arquivo
Geral

INSS começa a testar serviço de abertura de benefícios em 7 cartórios

Sete cartórios no país vão testar um sistema para aceitar os pedidos de salário-maternidade e de pensão por morte, quando emitirem certidões de nascimento ou de óbito.

Baixar arquivo
Esportes

Série B: Vasco enfrenta líder Coritiba em busca de vaga no G4

Faltam nove jogos para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro e o Vasco ainda não alcançou o G4. A chance de chegar bem perto veio na rodada passada, mas o Cruzmaltino acabou perdendo para o Sampaio Corrêa, mesmo com um jogador a mais durante todo o segundo tempo.

Baixar arquivo
Cultura

Museu Francisco Coelho, em Marabá, inaugura sala de lendas amazônicas

A Sala das Lendas conta ilustrações interativas e importantes personagens, que fazem parte das fábulas amazônicas como, por exemplo, o boto, a mulher de branco, a Matinta Pereira – uma bruxa idosa que assombra as casas das pessoas durante a noite - , além do tradicional boi bumbá.

Baixar arquivo