Home office é uma tendência no mercado de trabalho, diz especialista

Trabalho feito de casa aumento 309% em 2020

Publicado em 25/03/2021 - 07:23 Por Victor Ribeiro - Brasília

Faz um ano que muita gente experimentou levar para casa a rotina do escritório. E essa mudança teve reflexo direto no mercado de trabalho.

Um levantamento do site Vagas.com mostra que o número de postos de trabalho em casa aumentou 309% em 2020, saltando de 594 vagas em 2019 para 2.428 no ano marcado pela pandemia.

O especialista em Inteligência de Negócios do site, Rafael Urbano, avalia que essa é uma tendência, que pode trazer vantagens tanto para empresários quanto para trabalhadores.

Tem ainda a vantagem de poder morar em locais mais baratos, longe dos grandes centros. Por outro lado, a especialista em mercado de trabalho Débora Barem chama atenção para as desvantagens enfrentadas pelos funcionários.

Enquanto isso, o cenário é promissor para as empresas. Débora enfatiza que o trabalho fora do escritório representa grande economia para os patrões.

Em meio a essas mudanças, o Ministério Público do Trabalho alerta para outra desvantagem em relação aos empregados: ficou mais difícil fiscalizar o cumprimento das leis com tanta gente trabalhando fora da empresa. O procurador do trabalho Luciano Leivas comenta os desafios para a fiscalização feita pelo Ministério Público.

As denúncias sobre as condições de trabalho podem ser feitas até mesmo de maneira anônima, com o envio de textos e vídeos para o portal do Ministério Público do Trabalho na internet. O endereço é mpt.mp.br.

Além das vantagens e desvantagens no dia a dia do trabalho, é preciso ter atenção à saúde física e mental. A distância dos colegas e a falta de um local adequado para exercer nossas atividades podem trazer riscos à saúde do corpo e da mente. 

Com produção de Renato Lima, da Rádio Nacional.

Últimas notícias
Cultura

Nova programação da Rádio Nacional FM impulsiona audiência em Brasília

O número de ouvintes no último mês do ano passado foi 23% maior que a média dos onze meses anteriores. Os dados são do Kantar IBOPE Media.

Baixar arquivo
Saúde

Semana de Mobilização de Hanseníase: Saúde vai distribuir testes

O Ministério da Saúde anunciou medidas, a principal delas é a incorporação de testes para diagnosticar a hanseníase de forma gratuita, por meio do SUS - Sistema Único de Saúde.

Baixar arquivo
Política

OCDE formaliza convite para início da adesão do Brasil à organização

A decisão foi tomada pelo Conselho de Ministros da organização, que reúne 38 países. As negociações devem levar de 3 a 5 anos para serem concluídas.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Projeto da UFF quer auxiliar na pesca artesanal de mariscos no RJ

Iniciativa vai fazer o monitoramento da produção do molusco em Niterói para aumentar a qualidade higiênico-sanitária dos mexilhões produzidos, além de  auxiliar as famílias produtoras com informações sobre o negócio.

Baixar arquivo
Educação

Pandemia afetou padrão de leitura de 75% de crianças entre 7 e 8 anos

Dados da realidade brasileira foram divulgados pela Unicef. Em todo o mundo, mais de 635 milhões de estudantes estão afetados pelo fechamento total ou parcial das escolas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal soma R$ 1,87 trilhão e bate recorde em 2021

Impulsionou a arrecadação no ano passado o recolhimento extraordinário de R$ 40 bilhões em Imposto de Renda Pessoa Jurídica e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido em 2021. 

Baixar arquivo