Inflação ao produtor tem alta de 3,36% em janeiro, segundo IBGE

Este é o segundo maior resultado da série histórica

Publicado em 02/03/2021 - 12:55 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A inflação na porta de fábricas começou 2021 com alta de 3,36% em janeiro frente a dezembro do ano passado. A taxa é bem maior que a verificada na passagem de novembro para dezembro, que ficou em 0,39%, e também representa a segunda maior da série histórica, iniciada em janeiro de 2014. Com o resultado, o acumulado dos últimos 12 meses alcançou 22,96%.

Os dados são do Índice de Preços ao Produtor, elaborado pelo IBGE, que mede a variação dos preços de produtos antes dos impostos e do frete.

Em janeiro, todas as 24 atividades pesquisadas apresentaram elevação de preços, contra 17 em dezembro. O destaque foi o setor das indústrias extrativas, que teve a maior alta, 10,70%, e também principal influência no resultado geral do indicador. 

Esse resultado vem depois de duas quedas e, de acordo com os pesquisadores do IBGE, é decorrente da desvalorização do real frente ao dólar e das variações do minério de ferro e do petróleo bruto. Em 12 meses, o setor já acumula alta de 52,91%, também a maior entre todas as 24 atividades.

Já o refino de petróleo e de produtos de álcool ficou em segundo lugar na lista de atividades que pesaram mais no índice geral, graças ao aumento de 5,30%, ligado à alta nos preços dos combustíveis. Outro destaque foi a metalurgia, com avanço de 6,10% em janeiro e de 38,42% nos últimos 12 meses, ambos recordes desde 2010.




 

 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Ministério da Saúde alerta para reforço da vacina contra covid-19

A ideia agora é fazer parcerias com os conselhos regionais de saúde para diminuir esse número.

Baixar arquivo
Geral

Lideranças de rodas de samba, no Rio, buscam apoio para músicos

Uma das frentes para estruturar esse auxilio é a criação de um grupo de trabalho pela Câmara de Vereadores do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Dia do Livro Infantil: crianças representam 40% dos leitores do país

Dia 18 de abril é comemorado o dia do livro infantil. A data é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, pai de toda a turma do Sítio do Pica Pau Amarelo e responsável pelo hábito da leitura de muito adulto por aí.

Baixar arquivo
Saúde

RJ volta a ter bandeira vermelha de risco do covid-19

A situação da pandemia de covid-19 regrediu no Rio de Janeiro. O estado deixa a Bandeira Roxa, aquela que indica risco muito alto de disseminação, e entra na Bandeira Vermelha, de risco alto.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil deve receber em maio 4 milhões de doses da AstraZeneca

Este é o segundo lote que o Brasil vai receber. O primeiro foi em março, quando vieram pouco mais de 1 milhão de doses da AstraZeneca, produzidas na Coreia do Sul pelo laboratório SK Bioscience. O Brasil tem direito a 9,1 milhões de doses do consórcio.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Massacre de Eldorado dos Carajás completa 25 anos

Em 17 de abril de 1996, integrantes do MST, que ocupavam a chamada curva do S, na região Sudeste do Pará, protestavam contra a demora da reforma agrária na região. Uma tropa de 155 PMs atirou contra o grupo, executando 19 pessoas.

Baixar arquivo