O Banco Pan está no topo da lista de instituições bancárias com mais reclamações de clientes no primeiro trimestre deste ano, conforme o ranking divulgado nesta quinta-feira pelo Banco Central. Na sequência aparecem os bancos Inter, Caixa Econômica Federal, Santander e Bradesco.
O levantamento aponta dez instituições financeiras, levando em conta o número de queixas recebidas e consideradas procedentes pelo Banco Central, além do número de clientes de cada banco.
As reclamações mais frequentes foram oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada; irregularidades relativas à integridade, segurança ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito e irregularidades relativas a operações e serviços disponibilizados em internet banking.
Sobre a oferta inadequada de crédito consignado, a coordenadora do programa de serviços financeiros do Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Ione Amorim, explica que, no ano passado, foram registradas no Banco Central 14.049 reclamações, um aumento de 56% em relação a 2019. Ione Amorim explica ainda que é importante os consumidores observarem com frequência os extratos bancários e verificarem se o atendimento inclui os serviços contratados junto aos bancos.
O encarregado de produção Romário Ferreira de Carvalho costuma acompanhar os gastos da fatura do cartão de crédito pelo aplicativo do banco. Recentemente, ele tomou um susto ao descobrir que estava sendo cobrado por compras que não havia feito. Para resolver a situação, ele chegou a fazer um boletim de ocorrência na polícia, mas o assunto foi resolvido junto ao banco após a contestação dos gastos.
Para fazer reclamações contra instituições financeiras, o cliente deve procurar primeiro o banco que prestou o serviço ou comercializou o produto financeiro, por meio do SAC, Serviço de Atendimento ao Consumidor ou Ouvidoria. A outra opção é acessar o portal consumidor.gov.br. Caso a demanda não seja resolvida pelo banco, o consumidor pode procurar órgãos de defesa e também enviar a reclamação para o Banco Central.
Em nota, o Banco Pan afirma que tem investido na modernização dos serviços e do atendimento aos clientes. Já o Banco Inter informou que além de melhorar os canais de atendimento, tem investido em pessoal e tecnologia para garantir melhor satisfação dos clientes.
Também em nota, a Caixa informa que “realiza ações contínuas de melhoria com o objetivo de garantir a satisfação de seus clientes e reduzir as reclamações relacionadas às suas plataformas e operações”. O Santander disse que trabalha continuamente na melhoria dos seus processos para garantir a satisfação dos consumidores do banco.
Em nota, o Bradesco afirma ter investido em treinamento de trabalhadores, infraestrutura, oferta de serviços e produtos de ponta. "O objetivo do Bradesco é atender a todos os clientes e usuários com qualidade, eficiência e segurança", diz a resposta da instituição.
*Reportagem atualizada às 19h23 de 16 de abril para inclusão de resposta.