Bolsonaro assina MPs que flexibiliza leis trabalhistas e abre crédito

Publicado em 27/04/2021 - 22:19 Por Victor Ribeiro, repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro assinou nessa terça-feira duas medidas provisórias: uma que reedita o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e outra que abre crédito extraordinário de R$ 9,98 bilhões para o programa. De acordo com o governo, esse recurso não afeta a meta de resultado primário nem o teto de gastos.

A medida flexibiliza a legislação trabalhista e autoriza que, nos próximos 4 meses, os empresários adiem o recolhimento do FGTS, concedam férias coletivas e antecipem férias ou feriados. No caso de mudanças nas férias, os funcionários precisam ser avisados com 48 horas de antecedência e os patrões podem escolher pagar o adicional de um terço de férias depois, junto com a gratificação natalina.

O empregador também pode adotar regime de teletrabalho e criar banco de horas para que o funcionário possa repor durante as horas não trabalhadas devido à pandemia. Será possível fazer essa reposição até o fim de fevereiro de 2023. A medida também suspende exames médicos ocupacionais, clínicos e complementares para quem estiver em teletrabalho, exceto para os profissionais de saúde. Os exames demissionais continuam obrigatórios. Todas essas mudanças podem ser feitas sem a necessidade de acordo com os trabalhadores.

O programa também institui o novo BEM, Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego, que será pago pela União nos casos de suspensão temporária do contrato de trabalho ou redução proporcional de jornada de trabalho e de salário. O benefício será pago mensalmente, de acordo com o valor do seguro desemprego a que o empregado teria direito.

No caso da redução do salário e da carga horária, os percentuais são os mesmos da primeira versão do programa: 25%, 50% ou 70%. Esses novos regimes de trabalho também serão temporários e devem ser acertados em acordos individuais entre os empregados e os patrões. Essa também é a regra para quem terá o contrato de trabalho suspenso por até 120 dias. Quando retornar às atividades, o funcionário terá a garantia de emprego pelo mesmo período em que ficou afastado.

No ano passado, 1,5 milhão de trabalhadores firmaram acordo de redução proporcional de jornada e de salário, enquanto 9,8 milhões tiveram os contratos temporariamente suspensos.

O Palácio do Planalto espera que o programa reduza o impacto econômico das medidas de isolamento social.

Edição: Raquel Mariano/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Geral

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo