Cerca de 70% dos contribuintes ainda não declararam o Imposto de Renda

Prazo para enviar o documento termina no dia 30 de abril

Publicado em 05/04/2021 - 12:21 Por Beatriz Albuquerque - Brasília

A menos de 1 mês para o fim do prazo de entrega do Imposto de Renda 2021, apenas 30% dos contribuintes acertaram as contas com Leão. Ou seja, 70% das pessoas ainda não fizeram a declaração. A expectativa da Receita é receber cerca de 32,6 milhões de declarações este ano. 

Lembrando que, quem entrega primeiro, sem erros, recebe a restituição mais cedo também, caso tenha direito. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.

Deve declarar imposto de renda quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2020. 

E quem perder o prazo? O que acontece? Paga multa de 1% do imposto devido por mês de atraso (limitado a 20% do imposto total) ou R$ 165,74, prevalecendo o maior valor.

Quem não fizer a declaração, corre o risco de ficar com o CPF comprometido, o que pode impedir a pessoa de conseguir empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até prestar concurso público. Já quem enviou a declaração com erro e quer retificar não precisa pagar a multa. 

Então, se você acha que não vai conseguir todos os documentos em tempo, é melhor mandar a declaração do jeito que está e depois fazer uma retificadora. Mas é preciso estar atento a alguns detalhes para não ficar prejudicado, como explicou o contador Gilberto Eugênio.

O prazo, pelo menos oficialmente, termina no final deste mês, no dia 30. Mas ele ainda pode mudar. É que, na semana passada, a Câmara aprovou projeto que prorroga a data limite para entrega do IR até o dia 31 de julho. Mas, esse texto ainda deve passar pelo Senado. Então é bom ficar atento: o prazo ainda é o dia 30 de abril porque o projeto não foi aprovado em definitivo.

Edição: Leila Santos/Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

Falésias de Morro de São Paulo (BA) correm risco de desabamento

O alerta da prefeitura de Cairu, na Bahia, foi reforçado após o período de fortes chuvas no estado. Há trechos de Morro de São Paulo onde há, inclusive, condomínios residenciais que ficam perto das falésias. Quem mora, ou trabalha nessas áreas, já foi informado sobre os riscos.

Baixar arquivo
Economia

Índice Geral de Preços registra alta de 17,82% nos últimos 12 meses

A inflação medida pelo IGP-10,  Índice Geral de Preços, calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, subiu 1,79% em janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Volta do rodízio registra trânsito abaixo da média na capital paulista

Houve apenas um pico de 1,5% das vias congestionadas às 8 horas e a partir das 10h também foi registrado um fluxo abaixo para o dia e horário com 0,5% das vias congestionadas nesse período.

Baixar arquivo
Cultura

Nove em dez artistas perderam dinheiro durante a pandemia no Brasil

Este é um dos dados da pesquisa "Músicos e Pandemia", realizada em parceria entre a União Brasileira dos Compositores e a ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing. E quase metade dos entrevistados perderam 100% da renda que ganhavam com música antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Saúde

Aparecimento de superfungo em Pernambuco coloca autoridades em alerta

O microrganismo tem uma alta taxa de letalidade e é resistente a antifúngicos e outros medicamentos.

Baixar arquivo
Cultura

Com retorno do público ao cinema, bilheteria cresce 35% em 2021

Segundo Tiago Mafra, diretor da Ancine, a Agência Nacional do Cinema, a reação veio com o avanço da vacinação e a reabertura gradual das salas a partir de 2021.

Baixar arquivo