Cerca de 70% dos contribuintes ainda não declararam o Imposto de Renda

Prazo para enviar o documento termina no dia 30 de abril

Publicado em 05/04/2021 - 12:21 Por Beatriz Albuquerque - Brasília

A menos de 1 mês para o fim do prazo de entrega do Imposto de Renda 2021, apenas 30% dos contribuintes acertaram as contas com Leão. Ou seja, 70% das pessoas ainda não fizeram a declaração. A expectativa da Receita é receber cerca de 32,6 milhões de declarações este ano. 

Lembrando que, quem entrega primeiro, sem erros, recebe a restituição mais cedo também, caso tenha direito. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.

Deve declarar imposto de renda quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2020. 

E quem perder o prazo? O que acontece? Paga multa de 1% do imposto devido por mês de atraso (limitado a 20% do imposto total) ou R$ 165,74, prevalecendo o maior valor.

Quem não fizer a declaração, corre o risco de ficar com o CPF comprometido, o que pode impedir a pessoa de conseguir empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até prestar concurso público. Já quem enviou a declaração com erro e quer retificar não precisa pagar a multa. 

Então, se você acha que não vai conseguir todos os documentos em tempo, é melhor mandar a declaração do jeito que está e depois fazer uma retificadora. Mas é preciso estar atento a alguns detalhes para não ficar prejudicado, como explicou o contador Gilberto Eugênio.

O prazo, pelo menos oficialmente, termina no final deste mês, no dia 30. Mas ele ainda pode mudar. É que, na semana passada, a Câmara aprovou projeto que prorroga a data limite para entrega do IR até o dia 31 de julho. Mas, esse texto ainda deve passar pelo Senado. Então é bom ficar atento: o prazo ainda é o dia 30 de abril porque o projeto não foi aprovado em definitivo.

Edição: Leila Santos/Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

A 100 dias de Tóquio, Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades

A 100 dias dos jogos de Tóquio, o Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades e ainda tem chance de classificação em mais 30. Saiba mais com Astrid Nick. 

Baixar arquivo
Educação

Prazo para inscrição no Sisu termina nesta quarta-feira

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso a um curso de graduação em universidades públicas do país.

Baixar arquivo
Geral

Rainha de Copas: Operação investiga facção ligada ao tráfico no Rio

Segundo a Polícia Civil, os alvos da investigação “ostentam em redes sociais uma vida luxuosa, residindo em mansões em condomínios de alto padrão.

Baixar arquivo
Saúde

Lewandowski dá 30 dias para Anvisa decidir sobre vacina Sputnik V

Nesta terça-feira (13) o ministro do STF Ricardo Lewandowski atendeu o pedido de liminar feito pelo governo do Maranhão para importação e autorização excepcional de uso da vacina da Rússia Sputnik V. 

Baixar arquivo
Geral

Punições para quem causa acidentes após beber ficam mais pesadas

O novo Código de Trânsito Brasileiro define que motoristas alcoolizados ou sob efeito de drogas que provocarem acidentes com lesão corporal grave ou gravíssima e que resultarem  em mortes, serão presos. 

Baixar arquivo
Educação

Inscrições do programa Qualifica Mais seguem até 25 de abril

Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail empregamais@economia.gov.br.

Baixar arquivo