Doações podem ser feitas diretamente na declaração do Imposto de Renda

Fundos da criança e do idoso podem ser beneficiados

Publicado em 01/05/2021 - 07:40 Por Luísa Câmara - Estagiária da Rádio Nacional* - Brasília

Você sabia que é possível doar para fundos que apoiam idosos e crianças a partir do seu Imposto de Renda?

Essas doações estão disponíveis tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. No momento da declaração, será possível destinar até 3% para o fundo da criança e mais 3% para o fundo do idoso, com um valor mínimo de R$ 10 e máximo a depender do teto de cada contribuinte. 

Segundo a Receita Federal, o objetivo das doações é fazer com que o cidadão contribua com projetos sociais, para ampliar políticas públicas e ajudar a garantir os direitos dos idosos e do público infanto-juvenil.

A auditora-fiscal da Receita Milena Rebouças Montalvão explica como fazer a doação.

“Faça a declaração toda, coloque seus dependentes, alimentandos, pagamentos, como se fosse uma declaração que você faz todo ano. Quando você tiver com a declaração pronta, antes de enviar, já com o imposto a restituir ou a pagar, então você vai passar para a fase da ficha de doações diretamente na declaração, clicar nessa ficha, e aí ela vai abrir duas hipóteses, para fundos da criança e do adolescente ou para fundos do idoso”.

Atualmente, no Brasil, quase 3 mil fundos que apoiam crianças e adolescentes e quase 900 que atuam com idosos estão aptos a receber os repasses dos contribuintes do Imposto de Renda.

 

*Com supervisão de Sheily Noleto

Edição: Sheily Noleto/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo