Guedes defende flexibilizar acordos comerciais com países do Mercosul

Ministro quer mais liberdade para buscar acordos internacionais

Publicado em 23/04/2021 - 21:50 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em audiência no Senado nesta sexta-feira (23), o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu que é preciso flexibilizar os acordos comerciais entre os países membros do Mercosul.

Ao lado do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, Guedes sugeriu reduzir a tarifa externa comum do bloco e disse que é preciso liberdade para que os países busquem acordos internacionais, além do Mercosul.

Paulo Guedes disse ainda que o Brasil pretende negociar de forma unilateral com Canadá, Japão e Coreia do Sul, e que para isso é preciso avançar na modernização do Mercosul, dando mais liberdade aos integrantes do bloco.

A declaração do ministro da Economia foi durante sessão especial do Senado sobre os 30 anos do Mercosul, completados neste mês.

Guedes falou sobre a importância do bloco, como no acordo Mercosul-União Europeia e até mesmo para incentivar a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Explicando melhor acordo com a União Europeia, em 2019, após 20 anos de negociações, foi assinado o tratado de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Mas, para ser colocado em prática, esse acordo ainda precisa aprovado por parte do Parlamento Europeu.

São países membros do Mercosul, o Brasil, a Argentina, o Paraguai, o Uruguai e a Venezuela. Outras nações da América Latina, como Peru e o Chile, são consideradas associadas.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo