Guedes defende flexibilizar acordos comerciais com países do Mercosul

Ministro quer mais liberdade para buscar acordos internacionais

Publicado em 23/04/2021 - 21:50 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em audiência no Senado nesta sexta-feira (23), o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu que é preciso flexibilizar os acordos comerciais entre os países membros do Mercosul.

Ao lado do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, Guedes sugeriu reduzir a tarifa externa comum do bloco e disse que é preciso liberdade para que os países busquem acordos internacionais, além do Mercosul.

Paulo Guedes disse ainda que o Brasil pretende negociar de forma unilateral com Canadá, Japão e Coreia do Sul, e que para isso é preciso avançar na modernização do Mercosul, dando mais liberdade aos integrantes do bloco.

A declaração do ministro da Economia foi durante sessão especial do Senado sobre os 30 anos do Mercosul, completados neste mês.

Guedes falou sobre a importância do bloco, como no acordo Mercosul-União Europeia e até mesmo para incentivar a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Explicando melhor acordo com a União Europeia, em 2019, após 20 anos de negociações, foi assinado o tratado de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Mas, para ser colocado em prática, esse acordo ainda precisa aprovado por parte do Parlamento Europeu.

São países membros do Mercosul, o Brasil, a Argentina, o Paraguai, o Uruguai e a Venezuela. Outras nações da América Latina, como Peru e o Chile, são consideradas associadas.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo