logo Radioagência Nacional
Economia

Guedes defende flexibilizar acordos comerciais com países do Mercosul

Ministro quer mais liberdade para buscar acordos internacionais
Baixar
Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional
23/04/2021 - 21:50
Brasília

Em audiência no Senado nesta sexta-feira (23), o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu que é preciso flexibilizar os acordos comerciais entre os países membros do Mercosul.

Ao lado do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, Guedes sugeriu reduzir a tarifa externa comum do bloco e disse que é preciso liberdade para que os países busquem acordos internacionais, além do Mercosul.

Paulo Guedes disse ainda que o Brasil pretende negociar de forma unilateral com Canadá, Japão e Coreia do Sul, e que para isso é preciso avançar na modernização do Mercosul, dando mais liberdade aos integrantes do bloco.

A declaração do ministro da Economia foi durante sessão especial do Senado sobre os 30 anos do Mercosul, completados neste mês.

Guedes falou sobre a importância do bloco, como no acordo Mercosul-União Europeia e até mesmo para incentivar a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Explicando melhor acordo com a União Europeia, em 2019, após 20 anos de negociações, foi assinado o tratado de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Mas, para ser colocado em prática, esse acordo ainda precisa aprovado por parte do Parlamento Europeu.

São países membros do Mercosul, o Brasil, a Argentina, o Paraguai, o Uruguai e a Venezuela. Outras nações da América Latina, como Peru e o Chile, são consideradas associadas.

x