Guedes defende flexibilizar acordos comerciais com países do Mercosul

Ministro quer mais liberdade para buscar acordos internacionais

Publicado em 23/04/2021 - 21:50 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em audiência no Senado nesta sexta-feira (23), o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu que é preciso flexibilizar os acordos comerciais entre os países membros do Mercosul.

Ao lado do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, Guedes sugeriu reduzir a tarifa externa comum do bloco e disse que é preciso liberdade para que os países busquem acordos internacionais, além do Mercosul.

Paulo Guedes disse ainda que o Brasil pretende negociar de forma unilateral com Canadá, Japão e Coreia do Sul, e que para isso é preciso avançar na modernização do Mercosul, dando mais liberdade aos integrantes do bloco.

A declaração do ministro da Economia foi durante sessão especial do Senado sobre os 30 anos do Mercosul, completados neste mês.

Guedes falou sobre a importância do bloco, como no acordo Mercosul-União Europeia e até mesmo para incentivar a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Explicando melhor acordo com a União Europeia, em 2019, após 20 anos de negociações, foi assinado o tratado de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Mas, para ser colocado em prática, esse acordo ainda precisa aprovado por parte do Parlamento Europeu.

São países membros do Mercosul, o Brasil, a Argentina, o Paraguai, o Uruguai e a Venezuela. Outras nações da América Latina, como Peru e o Chile, são consideradas associadas.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Cultura

Pesquisa aponta que brasileiros estão comprando mais livros online

As livrarias virtuais vêm crescendo no mercado, vendendo mais livros e contam com um faturamento maior do que os estabelecimentos físicos, de acordo com o “Panorama de Consumo de Livros”, uma pesquisa inédita realizada pela Nielsen BookData, e que traça o perfil e os hábitos dos compradores de livros.

Baixar arquivo
Saúde

Opas: vacina contra o HPV de dose única pode aumentar cobertura

Atualmente, apenas 11 dos 50 países do continente oferecem esse tipo de vacina. Em outros 37, incluindo o Brasil, o esquema vacinal prevê mais de uma dose.

Baixar arquivo
Esportes

Justiça destitui Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da CBF

Ednaldo Rodrigues não é mais o presidente da Confederação Brasileira de Futebol. O dirigente foi destituído por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que determinou ainda uma nova eleição para CBF dentro de 30 dias .

Baixar arquivo
Política

Na Cúpula do Mercosul, Lula chama atenção para situação em Guiana

Na abertura da edição número 63 da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, o presidente Lula chamou a atenção para a situação da disputa territorial entre Venezuela e Guiana.  

Baixar arquivo
Geral

Retomada de grupos de justiceiros no Rio preocupa especialistas

O movimento começou com os recentes casos de crimes em Copacabana, bairro da Zona Sul da cidade. Organizados por meio de redes sociais, os participantes pretendem punir suspeitos de delitos como roubos utilizando táticas agressivas. 

Baixar arquivo
Política

Deputados estaduais de SP aprovam privatização da Sabesp

Os deputados estaduais de São Paulo aprovaram, por 62 votos a favor e somente um contra, o projeto de lei de privatização da Sabesp na noite desta quarta-feira. Os partidos de oposição se recusaram a participar da votação após episódios de violência.  

Baixar arquivo