Prévia da inflação medida pelo IPCA-15 ficou em 0,60% em abril

Uma desaceleração frente à taxa registrada no mês anterior, de 0,93%

Publicado em 27/04/2021 - 12:02 Por Tamara Freire - Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A prévia da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 ficou em 0,60% em abril, uma desaceleração frente à taxa registrada no mês anterior, de 0,93%.  Já com relação a abril do ano passado, quando houve deflação de 0,01 por cento, o avanço foi expressivo.

Calculado pelo IBGE, o IPCA-15 mede a inflação no período entre a metade de um mês até a metade do mês seguinte.  No acumulado desse ano, o índice já sinaliza alta de 2,82%, que chega a 6,17% nos últimos 12 meses, também acima da medição feita em igual período imediatamente anterior.

E o grande vilão da alta de preços continua sendo a gasolina. Com alta de 5,49%, ela reina absoluta como o produto de maior impacto, além de puxar a alta do segmento dos transportes, que foi de 1,76%.

Mas tanto a gasolina, quanto o óleo diesel e o etanol subiram menos em abril, depois de aumentar mais de 10% em maio. Já os alimentos, que também têm muito peso no índice geral do IPCA-15, tiveram variação positiva de 0,36%, superior à alta de março. A alimentação no domicílio passou de uma queda de 0,03% para uma alta de 0,19%, e a alimentação fora de casa avançou ainda mais: 0,79%.

Também chamam a atenção os aumentos de 1,73% no preço do pão francês e de 1,75% no leite longa vida. Por outro lado, itens como cenoura, batata-inglesa, frutas e arroz tiveram deflação, freando um pouco o aumento geral.

Todas as 11 regiões pesquisadas pelo IBGE apresentaram variação positiva em abril. O maior resultado foi observado em Brasília, com alta de 0,98%, e a menor variação, ocorreu na região metropolitana de Belém, com avanço de 0,39%.

Edição: Vitoria Elizabeth / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo