Programa Brasil Mais seleciona 6600 empreendedores paulistas
6.600 empreendedores paulistas dos setores de comércio e serviços vão ser selecionados para participar do Programa Brasil Mais ao longo deste ano. As potencialidades do programa foram tema de um encontro virtual promovido nesta sexta-feira pela Fecomercio São Paulo. O bate papo contou com a presença de Igor Manhães, subsecretário de Inovação e Transformação do Ministério da Economia, Vitor Magnani, coordenador-executivo do Conselho de Comércio Eletrônico da Fecomércio SP e José Pastore, presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho.
O Brasil Mais é dividido em ciclos que duram 4 meses e o próximo começa em julho. E o objetivo é dar suporte aos empresários, ajudando a simplificar processos, reduzir desperdícios, incorporar tecnologias, ganhando assim produtividade e competitividade nos negócios.
Vitor Magnani explica que os empresários brasileiros estão usando as tecnologias digitais para o seu negócio, mas muitos deles não têm os conhecimentos necessários para fazer esse modelo funcionar. E é aí que entra o apoio do Programa.
O programa funciona assim: o empreendedor envia o seu autodiagnóstico e um agente do Sebrae responde a ele apresentando as ferramentas para inovar e otimizar os processos. O foco, nesta etapa, é sempre reduzir custos e aumentar o faturamento. Daí em diante, o agente acompanha o negócio por meio de indicadores estabelecidos dentro do plano de ação até o fim do ciclo, quando um novo autodiagnóstico é feito.
Igor Manhães afirmou que o Brasil Mais é o maior programa de aumento de produtividade da América Latina e um dos maiores do mundo. Ele destacou que ja passaram pelo programa 28 mil empresas e contou quais as expectativas para este ano.
O "Brasil Mais” é uma iniciativa do Governo Federal, lançada em 2020, pouco antes do início da pandemia. A meta é realizar cerca de 120 mil atendimentos assistidos até dezembro de 2022. Essa expansão é parte de uma política mais ampla para promover a modernização do setor produtivo. Para inscrever a sua empresa no programa, basta acessar brasilmais.economia.gov.br