Vendas do comércio varejista têm alta de 0,6% em fevereiro

IBGE diz que alta está relacionada ao retorno das atividades escolares

Publicado em 13/04/2021 - 13:59 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,6% em fevereiro na comparação com o primeiro mês do ano. O resultado, divulgado nesta terça-feira (13) pelo IBGE, interrompe uma sequência de duas quedas consecutivas.

A Pesquisa Mensal de Comércio mostra que a variação positiva recolocou o varejo no mesmo patamar de setembro de 2020 e 0,4% acima do nível pré-pandemia.

O gerente da sondagem, Cristiano Santos, afirma que a alta está diretamente relacionada ao retorno das atividades escolares, que aqueceram as vendas.

Apesar do desempenho positivo, o resultado de fevereiro sinaliza perda de fôlego do setor, que apresentou trajetória de crescimento entre os meses de maio e outubro passados. 

Segundo Cristiano Santos, a dificuldade neste início de ano para o comércio varejista pode ser explicada pelo endurecimento das restrições para conter a pandemia de covid-19 e o fim da primeira rodada do auxílio emergencial. Além desses fatores, o desemprego ainda elevado e a inflação alta somam-se aos obstáculos enfrentados pelo setor varejista.

A pesquisa aponta, ainda, que, das oito atividades investigadas, quatro tiveram taxas positivas. O maior crescimento, de 15,4%, foi registrado nas vendas de livros, jornais, revistas e artigos de papelaria.

Também contribuíram positivamente para o resultado as atividades de móveis e eletrodomésticos; tecidos, vestuário e calçados. Além desses, com grande peso na pesquisa do IBGE, o setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo avançou 0,8%.

Já no campo negativo estão combustíveis e lubrificantes, artigos farmacêuticos, equipamentos e materiais para escritório, e outros artigos de uso pessoal e doméstico.

 

Edição: Vitória Elizabeth/Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

Morro da Capelinha terá 150 mil fiéis para acompanhar via-sacra no DF

A programação começa nesta quinta-feira com a encenação da Última Ceia . Na sexta, a Paixão de Cristo começa às 14h. 

Baixar arquivo
Economia

Turismo no carnaval gera mais de R$ 2,3 bilhões para o Rio de Janeiro

O valor considera despesas com hospedagem, restaurantes, entretenimento e compra de produtos. Entre os entrevistados, 92% estavam na cidade, entre os dias cinco e 19 de fevereiro, por lazer, férias e atraídos pela folia.

Baixar arquivo