Câmara aprova desestatização da Eletrobras

Publicado em 21/06/2021 - 23:10 Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (21) a Medida Provisória que permite a desestatização da Eletrobras, estatal ligada ao Ministério de Minas e Energia, que responde por 30% da energia gerada no país.

O texto-base da medida foi aprovado por 258 votos a 136. A medida já havia sido aprovada pela Câmara, mas sofreu alterações no Senado na semana passada e, por isso, precisou passar por nova votação dos deputados. Como a MP perdia a validade nesta terça-feira (22), sessão extraordinária foi convocada para esta segunda (21).

No parecer apresentado pelo deputado Elmar Nascimento, do Democratas da Bahia, das 28 emendas feitas no Senado Federal ao texto, a recomendação foi pela rejeição de 5; a aprovação total de 21 e a aprovação parcial mais duas emendas. Os deputados aprovaram 17 emendas do Senado à Medida Provisória.   

Ao final da votação dos destaques, o relator Elmar Nascimento comemorou o resultado, lembrando que a matéria tramitava há mais de 20 anos na Câmara.

O líder do PT na Câmara, deputado Bohn Gass, destacou que a privatização da Eletrobras não traz novos investimentos e vai pesar no bolso da população brasileira.

A principal emenda aprovada na votação dos destaques trata do modelo de venda das ações da Eletrobras e prevê a contratação de energia de reserva de termelétricas movidas a gás natural, mesmo em regiões ainda não abastecidas por gasoduto.

O líder da oposição, Alessandro Molon, do PSB do Rio de Janeiro, afirmou que vai ao Supremo Tribunal Federal contra a sanção do texto.

 

 

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo