IBGE: Distrito Federal tem a maior média salarial do Brasil

Já os menores valores foram observados na Paraíba, Ceará e Alagoas

Publicado em 24/06/2021 - 10:16 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Distrito Federal é a unidade federativa com maior média salarial do país. Já os menores valores foram observados na Paraíba, Ceará e Alagoas. Os dados são do levantamento sobre Estatísticas do Cadastro Central de Empresas, divulgado nesta quinta-feira (24), pelo IBGE, referente a 2019.

O estudo também revela que, de maneira geral, as Regiões Centro-Oeste e Sul brasileiras apresentaram os maiores ganhos relativos de pessoal ocupado total e assalariado, com destaque para Santa Catarina, Mato Grosso, mais uma vez o Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

No caso do Rio de Janeiro, a média salarial ficou em três salários mínimos e meio. Segundo explicou o coordenador da pesquisa, Thiago Gonçalves, o estado apresenta o maior valor médio mensal do Sudeste e o terceiro do país.

A sondagem do IBGE mostra que em 2019, o Brasil contava com mais de cinco milhões de empresas e ao menos 53 milhões de pessoas ocupadas, entre empregados e sócios. Na comparação com 2018, houve aumento de 6,1% no total de empresas e organizações ativas. O número de ocupação também teve altas de mais de 1% em relação aos empregados assalariados, e de 3,5% no caso dos sócios e proprietários.

No ano de referência, pela primeira vez a pesquisa traz informações sobre comércio exterior. O levantamento aponta que mais de 77,5% da mão de obra assalariada das empresas exportadoras brasileiras estiveram majoritariamente na Indústria. A Agricultura e a Pecuária, por sua vez, possuíam a segunda maior participação no Cadastro, com 23 por cento dos profissionais trabalhando em empresas exportadoras. 

Edição: Vitória Elizabeth/Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Frente fria vai trazer fortes chuvas no norte da região Nordeste

O alerta laranja para perigo no acumulado de chuva é do Instituto Nacional de Meteorologia e vale até domingo (22). As chuvas fortes, também devem atingir o norte do Pará, do Amazonas e Roraima, e todo o Amapá.

Baixar arquivo
Saúde

Portugal tem aumento de 33% no número de mortes por covid-19

País tem crescimento de casos de contágio e de mortes por Covid-19 nos últimos sete dias. Para os especialistas, o motivo é o avanço da linhagem BA.5 somado ao fim da obrigatoriedade do uso da máscara.

 

Baixar arquivo
Saúde

Turmas da UFMG suspendem aulas presenciais após casos de covid

O protocolo da universidade orienta a suspensão das atividades presenciais quando são notificados pelo menos três casos de coronavírus em uma mesma turma, no intervalo de uma semana.

Baixar arquivo
Justiça

Flordelis: Justiça nega solicitação para transferir julgamento

Flordelis está com o julgamento marcado no Júri Popular para o próximo dia 06 de junho. A ex-deputada é acusada de ter participado do assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.

Baixar arquivo
Cultura

Memorial das Baianas do Acarajé, em Salvador, volta a receber público

Inaugurado em 2009, no Centro Histórico de Salvador, na Praça da Sé, ao lado do Monumento da Cruz Caída, o Memorial das Baianas de Acarajé estava fechado desde o ano passado para a realização de obras de revitalização

Baixar arquivo
Geral

Distrito Federal abre abrigo provisório depois de recorde de frio

Por enquanto, são 100 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada, para pernoite, das 20h até as 8h, no Ginásio do Centro Integrado de Educação Física, na quadra 907 Sul, região central da capital federal.

Baixar arquivo