O número de brasileiros desempregados chegou a 14,6% no trimestre encerrado em maio, o que representa mais de 14 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho no país. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Pnad Contínua, divulgada nesta sexta-feira (30) pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O número de ocupados também cresceu 0,9% na comparação com o trimestre anterior.
A analista da pesquisa, Adriana Beringuy, explica que esse pequeno avanço reflete trabalhadores por conta própria. Segundo a pesquisadora, em relação ao período de março a maio de 2020, a sondagem apurou que há um número maior de trabalhadores procurando emprego. Um crescimento de dois milhões de pessoas.
Adriana Beringuy ressalta que este número também é composto por pessoas que perderam seus empregos em virtude da pandemia, e que agora buscam uma recolocação no mercado de trabalho.
A Pesquisa Pnad Contínua é realizada em mais de 200 mil domicílios, alcançando cerca de 3 mil e 500 municípios brasileiros.