Desigualdade é obstáculo para recuperação econômica na América Latina

Segundo a Cepal, taxa de extrema pobreza teria atingido 12,5%

Publicado em 08/07/2021 - 21:36 Por Kariane Costa, da Rádio Nacional - Brasília

Desigualdade, pobreza, pouco investimento e baixa produção. Esses são os principais problemas apontados para a recuperação econômica dos países da América Latina e Caribe.

É o que mostra um estudo apresentado  pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) sobre o impacto econômico e social da pandemia da covid-19 na região.

A secretária executiva da Cepal, Alicia Bárcena, alerta que o crescimento econômico nesses países não ocorre de maneira sustentável e o acesso às vacinas é desigual em comparação a nações desenvolvidas.

No último ano, a taxa de extrema pobreza teria atingido 12,5% e a de pobreza 33,7%. Enquanto a insegurança alimentar moderada ou grave atingiu 40,4% da população.

O estudo projeta que ao final de 2022, 19 dos 33 países não terão recuperado o PIB de 2019.

Traz ainda como exemplos o Brasil e o México, que, segundo a comissão, precisam reativar investimentos com mudanças estruturais. Carlos Mussi diretor do escritório da Cepal no Brasil, explica que além de investimentos privados, é preciso investimento púbico.

O relatório aponta também uma queda na participação das mulheres no mercado de trabalho nessa região, e destaca que apesar de uma recuperação do emprego em 2021, são os homens que estão conquistando a maioria desses postos.

Carlos Mussi explica que os dados de hoje são os mesmos de 2003, uma estagnação de 18 anos.

Ainda de acordo com a Cepal, 1,2 milhão de pessoas na América Latina e Caribe morreram em decorrência da Covid-19. O Brasil representa mais de 50% desse número. Segundo o Ministério da Saúde, nesta quinta-feira, as mortes pela doença passaram de 530 mil.

Edição: Jéssica Gonçalves e Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo