90% dos empresários estão com medo da crise hídrica

Publicado em 10/08/2021 - 13:34 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os empresários estão de olho na crise hídrica do país e em um possível racionamento de energia que pode prejudicar a produção industrial. Um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que nove em cada dez empresários estão preocupados e que o grande medo é que o custo da energia aumente. A maior parte das empresas ouvidas se preocupam também com racionamento e instabilidade no fornecimento de energia elétrica.

Roberto Wagner Pereira, especialista em energia da CNI, explicou que 2021 teve a pior quantidade de chuvas dos últimos 91 anos, o que gerou toda essa crise. Ele destaca que a possibilidade de racionamento de energia, num momento de recuperação da indústria que estamos vivendo, pode trazer muitos problemas para a produção do país.

Roberto Wagner disse que o governo já está tomando providências para minimizar os efeitos da crise hídrica, com importação de energia elétrica, contratação de térmicas e implementação de uma gestão de crise para driblar esses efeitos negativos. O especialista da CNI destacou que as indústrias precisam investir cada vez mais em programas de eficiência energética, o que deve ajudar na diminuição das perdas empresariais.

Ainda de acordo com a pesquisa, as principais medidas que os empresários disseram que devem adotar são, justamente, o aumento de investimentos em ações de eficiência energética e em autogeração de energia.

A consulta empresarial realizada pela CNI ouviu 572 empresas, sendo 145 de pequeno porte, 200 médias e 227 grandes. O campo foi realizado entre os dias 25 de junho e 2 de julho.

Edição: Nadia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Economia

Mapa da FGV aponta que pobreza aumentou na pandemia de covid-19

O número de brasileiros que ganham menos de meio salário mínimo aumentou entre 2019 e 2021. De acordo com o documento, o número de novos pobres surgidos ao longo da pandemia de covid-19 chega a quase 30% da população. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa prorroga importação de imunoglobulina para tratamento de covid

O diretor da Agência, Alex Campos, relator da matéria, lembrou que ainda há desabastecimento de medicamentos e insumos básicos, entre eles a imunoglobulina.
 

Baixar arquivo
Economia

IBGE: desemprego cai para 9,8%; rendimento fica estável

A taxa de desemprego do país saiu da casa dos dois dígitos no trimestre encerrado em maio e chegou ao menor valor para este período desde 2015: 9,8%.

Baixar arquivo
Esportes

Desfalcado, São Paulo visita Universidad Católica pela Sul-Americana

 

Tricolor tem nove ausências por lesão e deve manter base do Brasileiro.

Baixar arquivo
Economia

Aneel realiza nesta quinta-feira (30) leilão de transmissão de energia

Estão sendo leiloados 13 lotes de investimentos com instalações situadas em 13 estados da Federação. 

Baixar arquivo
Esportes

Ana Marcela Cunha vai integrar Comitê de Atletas da Fina

Ela é a única representante do Brasil na categoria Águas abertas. O mandato será de 2022 a 2026. A eleição é bastante significativa por ter representantes dos seis continentes.

Baixar arquivo