Dia dos Pais: confira dicas para evitar problemas na hora do presente

Campeões de venda na data são roupas e eletroeletrônicos

Publicado em 03/08/2021 - 14:59 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Dia dos Pais está chegando e todo mundo quer presentear o papai com alguma coisa. Mas é preciso ficar de olho na hora da compra para não ter problema. Os campões de venda nesta data são roupas e eletroeletrônicos.

Para os produtos têxteis, é preciso prestar atenção em informações como fabricante, importador e a composição do tecido, se é feito de algodão, malha ou poliéster, por exemplo. Isso garante que não haja problemas como alergias na pele e que aquele produto tem uma procedência conhecida. Outro ponto que é preciso estar atento é o que está na etiqueta dessas peças. Maneira de lavar, secar e passar, justamente para que a roupa não estrague se for manuseada de forma errada.

Para os eletrônicos é preciso muita atenção também. Todos esse produtos precisam ter o selo do Inmetro. Wagner Quadrante, fiscal do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), explica porque a certificação é tão importante.

Todos os eletrônicos precisam vir com o manual, que contém informações sobre reposição de peças, garantia, funcionamento do produto e fabricante. 

Para as compras feitas pela internet, a atenção precisa ser redobrada. Igor Marchetti, advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), dá algumas dicas para evitar prejuízos nas transações online.

Se o presente que você comprou - uma roupa, TV ou qualquer outro item - estragar, é preciso contatar o fornecedor, que tem 30 dias para resolver o problema. Caso esse prazo não seja cumprido, o consumidor pode acionar o Procon do seu estado ou o judiciário por meio do Juizado Especial.

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Horário de verão não traz economia de energia, aponta estudo do ONS

A medida, que adianta uma hora nos relógios de alguns estados do país, já não está em vigor desde 2019, após decreto do Presidente Jair Bolsonaro.

Baixar arquivo
Saúde

Rio registra redução no número de óbitos pela covid-19

Os dados fazem parte da mais recente edição do Mapa de Risco da covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Certificado de imunização está disponível para quem tomou duas vacinas

Antes, só era permitida e emissão do certificado para quem tivesse tomado duas doses da mesma vacina. Agora, a pessoa que  tomou doses de vacinas diferentes pode emitir o documento pelo aplicativo Conecte SUS.

Baixar arquivo
Saúde

IFA produzido no Brasil passa por controle de qualidade nos EUA

A produção do IFA nacional teve início em 21 de julho. A previsão é de que a submissão do pedido de alteração de registro da vacina da Astrazeneca à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, contemplando o novo local de fabricação do IFA, ocorra em novembro.

Baixar arquivo
Saúde

Aeroporto de Confins concentra maiores amostras da covid-19

Na prática, os resultados dessa pesquisa, fornecem alertas dos riscos de aumento de incidência do vírus de forma regionalizada.

Baixar arquivo
Geral

Voo do 14 Bis completa 115 anos - um percurso que marcou a história

Naquele 23 de outubro de 1906, mais de mil pessoas, no Campo de Bagatelle, em Paris, olharam atônitas para cima. O brasileiro Alberto Santos Dumont tinha conseguido uma proeza: decolar, dirigir e pousar um avião. o “14 Bis” subiu dois metros do solo.

Baixar arquivo