Cadastro para clientes do mercado financeiro será mais rígido no país

Publicado em 02/09/2021 - 14:16 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Comissão de Valores Mobiliários vai redobrar os cuidados na hora de identificar e cadastrar os clientes no mercado financeiro.

Serão solicitadas informações adicionais e ainda deverão ser indicados os beneficiários finais das operações. A CVM também decidiu intensificar o monitoramento dessas operações desde a comunicação, registro e manutenção de arquivos.

Essas medidas foram publicadas nesta quinta-feira (02) no Diário Oficial da União e pretendem coibir práticas criminosas como as chamadas pirâmides financeiras, lavagem de dinheiro e combate ao terrorismo. Como explica Bernardo Mota, presidente do Instituto de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo. Segundo ele, um dos novos objetivos é combater a proliferação de armas de destruição de massas e deixar mais específico que o termo “endereço” se refere “ao local de sua residência”.  Só nesta semana, são oito novas resoluções atualizadas e publicadas.

O mercado de valores mobiliários é o segmento do sistema financeiro que viabiliza a transferência de recursos de maneira direta entre os agentes econômicos. As operações envolvem, por exemplo, ações, quotas de fundos de investimento e debêntures, que são valores mobiliários que representam dívidas de médio e longo prazos de Sociedades Anônimas. 

Edição: Rádio: Leila Santos / Redação web: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

Choro é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Representado por músicas como Carinhoso, de Pixinguinha, e Brasileirinho, de Waldir Azevedo, entre tantas outras, o choro é um gênero genuinamente brasileiro. E, para o músico Marcio Marinho, talvez seja o gênero que "dê mais fisionomia" ao nosso povo

Baixar arquivo
Educação

MEC divulga lista dos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (2) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. A lista está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Baixar arquivo
Economia

Zona Franca de Manaus terá R$1,2 bilhão em investimentos

A Zona Franca de Manaus vai receber mais de R$1 bilhão em investimentos. Esse montante é referente a 33 projetos que foram aprovados na última reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.

Baixar arquivo
Economia

Mutirão do Desenrola Brasil reunirá mais de 700 empresas

Mais de 700 empresas participarão do mutirão de negociação de dívidas do programa Desenrola Brasil, que começa nesta segunda-feira (4). A iniciativa vai permitir que muita gente tenha mais facilidade para pagar seus débitos com bancos, financeiras, lojas varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, e outros empreendimentos.

Baixar arquivo
Internacional

Estudo sugere que Brasil diversifique parcerias no setor de defesa

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sugere que o Brasil reduza o peso dos Estados Unidos no setor de defesa e aumente parcerias com outras potências.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D mobiliza o país contra focos do mosquito transmissor da dengue

Hoje (2) é o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. O mutirão nacional, realizado pelo Ministério da Saúde, reúne as três esferas de governo, e chama toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Baixar arquivo