Comissão Especial da PEC dos Precatórios é instalada na Câmara

Publicado em 22/09/2021 - 16:30 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O deputado federal Diego Andrade, do PSD de Minas Gerais, foi escolhido presidente da Comissão Especial da PEC dos Precatórios, na Câmara dos Deputados. O líder do Republicanos na Casa, deputado Hugo Motta, será o relator. A comissão, instalada nesta quarta-feira, vai analisar o mérito da proposta que pretende alterar as regras para pagamento de precatórios, que são dívidas da União já julgadas em definitivo. O relator Hugo Motta disse que pretende dar celeridade ao relatório. O foco é o espaço fiscal para reajuste de um programa social, mas sem colocar em risco a credibilidade do país e a segurança jurídica. Motta quer ouvir o judiciário, os estados e o governo federal. O governo federal afirma que, em 2022, o montante a ser pago em precatórios chegue a R$ 89 bilhões, o que pode comprometer os demais gastos. O governo propõe o parcelamento, até 2029, de dívidas acima de 60 mil salários mínimos, cerca de 66 milhões de reais.. Mas já surgiu uma outra proposta, que é a definição de um teto. O assunto chegou a ser discutido, nessa terça-feira, entre os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, em reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Os parlamentares falam na possibilidade de um teto de R$ 39 bilhões para o pagamento de precatórios no ano que vem e medidas alternativas para quitação dos 50 bilhões restantes. Por ser uma PEC, depois da comissão especial, o texto deve ser votado em dois turnos no plenário da Câmara, antes de seguir ao Senado. O presidente da comissão, deputado Diego Andrade, marcou para a próxima segunda-feira, dia 27, reunião ordinária para apresentação do plano de trabalho e deliberação de requerimentos.

Edição: Priscila Mazenotti / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Festival de jazz e blues retorna à Rio das Ostras (RJ)

Entre os dias de 12 a 15 de novembro acontece a edição 2021 do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival.

Baixar arquivo
Esportes

Rubro-negros fazem o primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil

Rádio Nacional transmite o duelo na capital paranaense entre Athlético-PR x Flamengo a partir das 21h30.

Baixar arquivo
Educação

Senai-DF abre 5 mil vagas para qualificação profissional

Os interessados podem se inscrever em mais de um curso desde que em turnos diferentes; com exceção dos alunos do programa DF Inova Tech que precisam finalizar uma capacitação para começar outra.  

Baixar arquivo
Educação

Uma em cada 4 meninas faltam às aulas por pobreza menstrual no Brasil

Levar solidariedade e conhecimento para adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social é a proposta da Campanha Dignidade Feminina, que começou essa semana no Distrito Federal.

Baixar arquivo
Política

Prefeito de Cuiabá é afastado do cargo após denúncia do MP

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, foi afastado do cargo, na manhã de hoje, acusado de improbidade administrativa e de praticar ilegalidades na Secretaria Municipal de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Câncer de mama: doença é rara nos homens, mas requer atenção

Devido à baixa incidência da doença em homens, não há programas de rastreio da doença no público masculino, mas ao se identificar caroços ou inflamações na área da mama, é indicado procurar logo um médico.

Baixar arquivo