Setor de serviços registra alta em julho, diz IBGE

Publicado em 14/09/2021 - 12:59 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O setor de serviços registrou em julho a quarta taxa positiva seguida, acumulando ganhos de 5,8%, e agora está 3,9% acima do nível pré-pandemia, em fevereiro de 2020, e também no mais alto patamar desde março de 2016.

Em julho, o volume de serviços cresceu 1,1% em relação ao mês anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE.

A pesquisa mostra que, na passagem de junho para julho, apenas duas das cinco atividades investigadas pelo IBGE tiveram alta: serviços prestados às famílias e serviços profissionais, administrativos e complementares.

De acordo com o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, nos serviços prestados às famílias, o avanço foi puxado pelo desempenho dos segmentos de hotéis, restaurantes, serviços de buffet e parques temáticos.

Já nos serviços profissionais, administrativos e complementares, os destaques foram as atividades jurídicas, serviços de engenharia e soluções de pagamentos eletrônicos.

O pesquisador do IBGE ressalta que embora as atividades presenciais tenham crescido em julho, as atividades não presenciais continuam sustentando a recuperação do setor. Segundo ele, os ganhos mais expressivos vêm dos serviços de tecnologia da informação, serviços financeiros, e serviços auxiliares aos transportes e correios.

Os serviços também tiveram altas de 17,8% na comparação com julho do ano passado, de 10,7% no acumulado do ano e de 2,9% no acumulado de 12 meses.

Edição: Ana Lúcia Caldas / GT Passos

Últimas notícias
Justiça

TST homenageia a UFRN e entrega comenda para pessoas e instituições

O TST - Tribunal Superior do Trabalho realizou nesta quinta-feira a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho de 2022, honraria concedida para instituições e personalidades que tiveram destaques em suas profissões ou por serviços prestados à Justiça do Trabalho. 

Baixar arquivo
Economia

Pix: presidente do BC diz que não é verdade que bancos perdem dinheiro

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira que não é verdade que os bancos estão perdendo dinheiro com o Pix.

Baixar arquivo
Política

Conselho de Ética da Câmara do Rio aprova cassação de Gabriel Monteiro

O Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou por unanimidade o relatório que pede a cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro, por quebra de decoro parlamentar.

Baixar arquivo
Economia

Produtos de origem indígena estão disponíveis para compra na internet

Produtos de origem indígena com a certificação da Funai estão disponíveis para compra na internet, por meio da plataforma Maeí. O espaço virtual foi desenvolvido pelo Instituto Moara — que também vai ser responsável por manter o comércio eletrônico.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Em São Paulo seminário discute a implantação da nova tecnologia 5G

A internet 5G já está ativa em Brasília, Porto Alegre, João Pessoa, Belo Horizonte e São Paulo. Na semana que vem, a nova faixa vai ser ativada em mais três cidades: Curitiba, Salvador e Goiânia.

Baixar arquivo
Geral

Frio e ventania deixam a cidade de São Paulo em estado de alerta

O tempo permaneceu instável na capital paulista. Foi um dia muito nublado, em que uma chuva fina e fria se alternou por breves aberturas de sol e o resultado foi um dia frio.

Baixar arquivo