Setor de serviços registra alta em julho, diz IBGE

Publicado em 14/09/2021 - 12:59 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O setor de serviços registrou em julho a quarta taxa positiva seguida, acumulando ganhos de 5,8%, e agora está 3,9% acima do nível pré-pandemia, em fevereiro de 2020, e também no mais alto patamar desde março de 2016.

Em julho, o volume de serviços cresceu 1,1% em relação ao mês anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE.

A pesquisa mostra que, na passagem de junho para julho, apenas duas das cinco atividades investigadas pelo IBGE tiveram alta: serviços prestados às famílias e serviços profissionais, administrativos e complementares.

De acordo com o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, nos serviços prestados às famílias, o avanço foi puxado pelo desempenho dos segmentos de hotéis, restaurantes, serviços de buffet e parques temáticos.

Já nos serviços profissionais, administrativos e complementares, os destaques foram as atividades jurídicas, serviços de engenharia e soluções de pagamentos eletrônicos.

O pesquisador do IBGE ressalta que embora as atividades presenciais tenham crescido em julho, as atividades não presenciais continuam sustentando a recuperação do setor. Segundo ele, os ganhos mais expressivos vêm dos serviços de tecnologia da informação, serviços financeiros, e serviços auxiliares aos transportes e correios.

Os serviços também tiveram altas de 17,8% na comparação com julho do ano passado, de 10,7% no acumulado do ano e de 2,9% no acumulado de 12 meses.

Edição: Ana Lúcia Caldas / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo