Com novo aumento, gasolina acumula alta de 73% em 2021
Com o novo aumento começa a valer a partir de hoje, a gasolina acumula alta de 73% no ano e o diesel em 65,3%. Segundo a Petrobras, os reajustes nos preços garantem que o mercado continue sendo atendido e sem riscos de desabastecimento.
O professor doutor Antônio de Carvalho, economista e consultor de finanças, explica que mesmo quem não tem carro ou dirige caminhão é afetado diretamente ou indiretamente toda vez que a gasolina e o diesel ficam mais caros.
Na semana passada, caminhoneiros da Bahia fizeram uma paralisação no Porto de Salvador para protestar contra os constantes reajustes nos preços dos combustíveis. E, agora, que o novo reajuste chega aos postos, o clima de insatisfação entre os caminhoneiros aumentou. Luciano Oliva é diretor do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos do Estado e diz que o telefone não parou de tocar desde que os novos preços da gasolina e do diesel foram anunciados.
Em 2018, uma grande paralisação dos caminhoneiros durou cerca de 10 dias e quase levou o país ao colapso. Na época, a reclamação era a mesma de hoje: o preço do diesel. Eles também cobravam que fosse fixada uma tabela mínima para os valores de frete.