Com novo aumento, gasolina acumula alta de 73% em 2021

O diesel também apresenta aumento de 65,3%

Publicado em 26/10/2021 - 12:33 Por Suzana Lima - Repórter da Rádio Educadora FM - Salvador

Com o novo aumento começa a valer a partir de hoje, a gasolina acumula alta de 73% no ano e o diesel em 65,3%. Segundo a Petrobras, os reajustes nos preços garantem que o mercado continue sendo atendido e sem riscos de desabastecimento.

O professor doutor Antônio de Carvalho, economista e consultor de finanças, explica que mesmo quem não tem carro ou dirige caminhão é afetado diretamente ou indiretamente toda vez que a gasolina e o diesel ficam mais caros.

Na semana passada, caminhoneiros da Bahia fizeram uma paralisação no Porto de Salvador para protestar contra os constantes reajustes nos preços dos combustíveis. E, agora, que o novo reajuste chega aos postos, o clima de insatisfação entre os caminhoneiros aumentou. Luciano Oliva é diretor do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos do Estado e diz que o telefone não parou de tocar desde que os novos preços da gasolina e do diesel foram anunciados.

Em 2018, uma grande paralisação dos caminhoneiros durou cerca de 10 dias e quase levou o país ao colapso. Na época, a reclamação era a mesma de hoje: o preço do diesel. Eles também cobravam que fosse fixada uma tabela mínima para os valores de frete.

Edição: Rádio Educadora FM/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Butantan vai doar 400 mil vacinas de gripe para o Rio de Janeiro

A cidade está com imunização parada há seis dias, por falta de vacinas, e teve 21 mil casos da doença diagnosticados nas últimas três semanas.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer diz que três doses de vacina podem neutralizar variante Ômicron

Estudo preliminar mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, as empresas afirmam que duas aplicação são capazes de proteger contra casos graves da doença.

Baixar arquivo
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo
Saúde

Incidência global de covid-19 está em alta: 4 milhões de novos casos

OMS divulgou esta quarta-feira o balanço semanal da pandemia de coronavírus, confirmando que a incidência alcançou um pico entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro.

Baixar arquivo