Pesquisa aponta aumento de reformas residenciais durante a pandemia

Publicado em 12/10/2021 - 20:59 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As restrições impostas pela pandemia fizeram muita gente ficar mais tempo em casa. Com isso, muitos resolveram fazer ou antecipar alguma reforma para melhorar o ambiente doméstico.

Um levantamento realizado pela Casa do Construtor e pela AGP Pesquisas entrevistou 400 pessoas em todo país e revelou que 68% delas fizeram algum tipo de reforma nos últimos 12 meses.

O estudo ainda mostra que 38% dos entrevistados que fizeram alguma reforma no último ano alegam que os novos hábitos decorrentes da pandemia foram o motivo para fazer obras ou mudanças.

Esse foi o caso da empresária Cristiane Fernandes que decidiu comprar uma casa para ter mais espaço, principalmente com área verde.

O professor de contabilidade Jomar Rodrigues, que acompanha o mercado da construção civil, diz que é visível o aumento da procura de casas e um menor interesse por apartamentos.

Além de impulsionar a procura por casas, a pandemia também trouxe conflitos nos condomínios. O advogado Thiago Neves, especialista em direito civil, disse que trabalhou em muitos casos de prédios e condomínios que buscaram proibir obras na pandemia, devido ao fato de parte dos moradores passarem todo o dia em casa. Na avaliação do advogado Tiago Neves, é preciso usar o princípio da razoabilidade em cada caso.

Mesmo com o fim das restrições de mobilidade na maioria dos estados, a pesquisa encomendada pela Casa do Construtor mostra que 70% dos entrevistados ainda pretendem fazer novas reformas nos próximos seis meses.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Unesco: países precisam criar leis para garantir a equidade

Terminou nesta sexta-feira (1) a terceira edição do Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação. Durante três dias, ministros de 15 países estiveram reunidos em São Paulo para discutir agendas pela igualdade racial e de gênero.

Baixar arquivo
Política

Governo federal deve reconhecer situação de emergência em Maceió

Esse reconhecimento vai agilizar o acesso da capital de Alagoas a recursos federais para lidar com a emergência causada pela mineração na cidade, que vem afundando bairros.

Baixar arquivo
Geral

Mortes violentas na Amazônia são 45% mais altas que média nacional

No ano passado, o Brasil registrou cerca de 23 mortes violentas intencionais para cada grupo de 100 mil habitantes. Na região da Amazônia Legal, foram quase 34 mortes para cada por 100 mil. Uma taxa 45% mais alta.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça manda incluir indígenas em cálculos sobre danos de Brumadinho

A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública da União para mudar a sentença de primeira instância.

Baixar arquivo
Geral

Empresas de telefonia têm prazo para impedir fraudes com o 0800

A Anatel percebeu que criminosos fazem contratos com as operadoras pra usar o 0800 em golpes. Para inibir essas fraudes, a agência fez uma série de recomendações às empresas de telefonia, como a suspensão imediata da venda de novos 0800 e o controle da oferta do serviço.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo lança Plano de Transformação Ecológica durante COP 28

O plano está estruturado nos seguintes eixos: financiamento sustentável, desenvolvimento tecnológico, bioeconomia, transição energética, economia circular.  infraestrutura e adaptação às mudanças do clima.

Baixar arquivo