Pesquisa aponta aumento de reformas residenciais durante a pandemia

Publicado em 12/10/2021 - 20:59 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As restrições impostas pela pandemia fizeram muita gente ficar mais tempo em casa. Com isso, muitos resolveram fazer ou antecipar alguma reforma para melhorar o ambiente doméstico.

Um levantamento realizado pela Casa do Construtor e pela AGP Pesquisas entrevistou 400 pessoas em todo país e revelou que 68% delas fizeram algum tipo de reforma nos últimos 12 meses.

O estudo ainda mostra que 38% dos entrevistados que fizeram alguma reforma no último ano alegam que os novos hábitos decorrentes da pandemia foram o motivo para fazer obras ou mudanças.

Esse foi o caso da empresária Cristiane Fernandes que decidiu comprar uma casa para ter mais espaço, principalmente com área verde.

O professor de contabilidade Jomar Rodrigues, que acompanha o mercado da construção civil, diz que é visível o aumento da procura de casas e um menor interesse por apartamentos.

Além de impulsionar a procura por casas, a pandemia também trouxe conflitos nos condomínios. O advogado Thiago Neves, especialista em direito civil, disse que trabalhou em muitos casos de prédios e condomínios que buscaram proibir obras na pandemia, devido ao fato de parte dos moradores passarem todo o dia em casa. Na avaliação do advogado Tiago Neves, é preciso usar o princípio da razoabilidade em cada caso.

Mesmo com o fim das restrições de mobilidade na maioria dos estados, a pesquisa encomendada pela Casa do Construtor mostra que 70% dos entrevistados ainda pretendem fazer novas reformas nos próximos seis meses.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Aeroporto de Confins (MG) concentra maiores amostras da covid-19

Na prática, os resultados dessa pesquisa, fornecem alertas dos riscos de aumento de incidência do vírus de forma regionalizada.

Baixar arquivo
Geral

Voo do 14 Bis completa 115 anos - um percurso que marcou a história

Naquele 23 de outubro de 1906, mais de mil pessoas, no Campo de Bagatelle, em Paris, olharam atônitas para cima. O brasileiro Alberto Santos Dumont tinha conseguido uma proeza: decolar, dirigir e pousar um avião. o “14 Bis” subiu dois metros do solo.

Baixar arquivo
Geral

Amapá decreta calamidade pública após salinização do rio Amazonas

Com o decreto, o governo local mobiliza todos os órgãos estaduais para atuarem sob o comando da Defesa Civil na região do Distrito do Bailique. O prazo do estado de calamidade pública é de 180 dias. Estima-se que cerca de 14 mil pessoas de 65 comunidades do arquipélago sejam afetadas pela salinização das águas e erosão das margens do Rio Amazonas.

Baixar arquivo
Segurança

TJRJ inaugura primeiro centro de atenção e apoio às vítimas de crimes

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro inaugurou nesta sexta-feira o primeiro Centro Especializado de Atenção e Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais do país.

Saúde

Prevent Senior assina acordo de conduta com Ministério Público de SP

O Plano de Saúde deverá suspender o uso de medicamentos ineficazes do chamado kit covid, vai ter que publicar em jornais e portais da internet que nunca fez qualquer pesquisa científica para comprovar a eficácia desses medicamentos e está proibido de alterar o código de diagnóstico de covid de pacientes que morreram em decorrência de problemas provocados pela doença.

Baixar arquivo
Economia

Preço da carne no atacado cai, mas valor no varejo ainda continua alto

É que apesar das vendas estarem suspensas para a China, os produtores brasileiros tem guardado as carnes armazenadas em frigoríficos a espera de uma solução para o impasse. Ou seja, não aumentou a oferta do produto no mercado interno.

Baixar arquivo