Pesquisa aponta aumento de reformas residenciais durante a pandemia

Publicado em 12/10/2021 - 20:59 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As restrições impostas pela pandemia fizeram muita gente ficar mais tempo em casa. Com isso, muitos resolveram fazer ou antecipar alguma reforma para melhorar o ambiente doméstico.

Um levantamento realizado pela Casa do Construtor e pela AGP Pesquisas entrevistou 400 pessoas em todo país e revelou que 68% delas fizeram algum tipo de reforma nos últimos 12 meses.

O estudo ainda mostra que 38% dos entrevistados que fizeram alguma reforma no último ano alegam que os novos hábitos decorrentes da pandemia foram o motivo para fazer obras ou mudanças.

Esse foi o caso da empresária Cristiane Fernandes que decidiu comprar uma casa para ter mais espaço, principalmente com área verde.

O professor de contabilidade Jomar Rodrigues, que acompanha o mercado da construção civil, diz que é visível o aumento da procura de casas e um menor interesse por apartamentos.

Além de impulsionar a procura por casas, a pandemia também trouxe conflitos nos condomínios. O advogado Thiago Neves, especialista em direito civil, disse que trabalhou em muitos casos de prédios e condomínios que buscaram proibir obras na pandemia, devido ao fato de parte dos moradores passarem todo o dia em casa. Na avaliação do advogado Tiago Neves, é preciso usar o princípio da razoabilidade em cada caso.

Mesmo com o fim das restrições de mobilidade na maioria dos estados, a pesquisa encomendada pela Casa do Construtor mostra que 70% dos entrevistados ainda pretendem fazer novas reformas nos próximos seis meses.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Prefeito do Rio informa que não haverá desfile de 7 de setembro

O prefeito Eduardo Paes informou nesta quarta-feira, em seu perfil no Twitter, que a parada militar do dia 7 de Setembro não será realizada na Avenida Presidente Vargas, nem na Praia de Copacabana.  Ele informou que a medida atende a uma solicitação do Exército Brasileiro.

Baixar arquivo
Economia

Comissão do Senado aprova marco para exploração de energia no mar

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou hoje (17) o projeto do marco regulatório para a exploração de energia em alto-mar no Brasil.

Baixar arquivo
Justiça

STF retoma julgamento sobre casos de improbidade administrativa

Os ministros do Supremo Tribunal Federal retomam nesta quinta-feira o julgamento sobre casos de improbidade administrativa. Esse julgamento vai decidir se a nova Lei de Improbidade, que entrou em vigor em 26 de outubro do ano passado, pode beneficiar pessoas processadas com base na lei anterior, editada há 30 anos.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz: Casos de Síndrome Respiratória aumentam entre crianças

O novo Boletim Infogripe, da Fiocruz, destaca que apesar do sinal geral de queda ou estabilização, chama a atenção o aumento recente de casos da síndrome na faixa etária de 0 a 11 anos em diversos estados do Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Baixar arquivo
Política

Rio: Comissão da Câmara nega recurso do vereador Gabriel Monteiro

A Comissão de Justiça e Redação da Câmara do Rio de Janeiro negou o recurso apresentado pelo vereador Gabriel Monteiro em que alega irregularidades na fase de instrução do processo no Conselho de Ética.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria avança pelo litoral da região Sudeste

A frente é acompanhada por uma massa de ar polar que reduziu as temperaturas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina em até 10 ºC.

Baixar arquivo