O Banco Mundial lançou, nesta segunda-feira (04), uma plataforma on-line para divulgar suas atividades dentro do Brasil. Chamada de Brasil Aberto, a ferramenta traz dados sobre os projetos financiados pela instituição internacional e pesquisas que o Banco Mundial realiza sobre nosso país.
A ideia é permitir que clientes e sociedade tenham acesso a estudos analíticos, indicadores, dados comparativos com outros países, estratégias de apoio a políticas públicas traçadas para o Brasil, nas áreas de saúde, educação e mercado de trabalho, por exemplo. Esta é a primeira versão da plataforma na América Latina, que deve ser replicada em outros países.
A representante do Banco Mundial, Paloma Anós Casero, lembrou que a instituição tem mais de 9 bilhões de dólares em investimentos no Brasil e que a sociedade poderá acompanhar esses projetos pela nova plataforma. Segundo ela, a ideia é dar transparência para os projetos do Banco Mundial no país.
O gerente-geral da Corporação Financeira Internacional no Brasil, entidade ligada ao Banco Mundial, Carlos Leiria Pinto, citou que o objetivo dos empréstimos realizados no país é aumentar o protagonismo do setor privado. Ele cita o estímulo à projetos desenvolvidos por mulheres, sistemas de geração de energia eólica e a construção e produção de data centers.
Foram investidos pela Corporação Financeira Internacional nos últimos 12 meses encerrados em junho, mais de 2 bilhões e 800 milhões de dólares em projetos no Brasil.
Participou do lançamento da nova ferramenta o secretário de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia, Erivaldo Gomes, para quem o Banco Mundial tem um papel importante para o programa de privatizações do governo federal. Ele afirma que o país tem uma lista importante de opções de empresas para serem privatizadas ou concedidas para a iniciativa privada e que o apoio do Banco Mundial será importante nestes processos.
A plataforma Brasil Aberto do Banco Mundial traz divididos, por estados e municípios, os valores investidos em cada região e os impactos que cada projeto pode trazer para as populações. Relatórios e outros documentos públicos podem ser acessados no endereço brasilaberto.worldbank.org