Novo limite para Pix noturno passa a valer a partir de hoje

Publicado em 04/10/2021 - 08:29 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional* - Brasília

Para reduzir os casos de sequestros e roubos que acontecem durante a noite, as instituições financeiras começa a valer nesta segunda-feira (4) o limite de R$ 1.000 para transferências e pagamentos realizados por pessoas físicas entre as 20h e 6h. É bom lembrar que, as empresas não serão afetadas pela medida. A limitação das transações físicas foi anunciada em agosto pelo Banco Central, a pedido das próprias instituições financeiras.

O teto de R$ 1.000 para as operações noturnas vale tanto para o PIX, sistema de pagamento instantâneo, como para transferências via TED, DOC, pagamentos de boletos e compras com cartões de débitos, que também passarão a obedecer a esse limite.

No entanto, o cliente poderá alterar os limites das transações por meio dos canais de atendimento eletrônico das instituições financeira.  Os aumentos passam a ser efetivados por pelo menos 24 horas após o pedido, em vez de concedidos instantaneamente, como fazem alguns bancos.

Os bancos devem oferecer aos seus clientes a opção de cadastrar previamente contas que poderão receber transferências acima dos limites estabelecidos. Já a partir de 16 de novembro, as instituições financeiras poderão bloquear o recebimento de transferências via Pix a pessoas físicas por até 72 horas, caso haja suspeita que a conta beneficiada seja usada para fraudes.

Segundo o Banco Central, o bloqueio preventivo permitirá que a instituição financeira faça uma análise mais cuidadosa de fraude em contas de pessoas físicas, aumentando a chance de recuperação dos recursos por vítimas de algum crime ou extorsão. O bloqueio será imediatamente comunicado ao usuário recebedor.

*Com informações da Agência Brasil


 

Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo