A pesquisa da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida - Fenaprev aponta que no Pará em 2018 na modalidade para o público geral teve incentivo de um R$1,114 bilhão. Em 2020 o recurso passou para um R$1,461 bilhão, um aumento de 31%.
Outra motivação é que a previdência privada não está ligada ao INSS e nem ao regime próprio de previdência social, o conhecido RPPS. Por isso o contribuinte pode receber o benefício da aposentadoria mesmo que esteja pagando o INSS.
De acordo com FENAPREV mais de treze milhões de brasileiros possuem previdência privada no Brasil. O cálculo indica que 6,5% da população brasileira fizeram esse tipo de plano. O economista Marcos Holanda explica que a covid-19 mudou o hábito econômico do brasileiro. Segundo ele, o cenário de pandemia mudou alguns hábitos de consumo, de perspectiva sobre o planejamento do futuro e os hábitos de comportamento sobre aplicações financeiras.
A reforma da previdência também foi outro fator que influenciou no aumento da previdência privada. Segundo o economista, a população acabou sendo obrigada a migrar para um regime mais flexível onde pudesse ter um ganho maior e com mais segurança.
Entre os anos de 2020 e 2021 a procura e contratação pelo serviço privado cresceu 16% em todo o Brasil. A região Norte contribuiu com 53,5% do total concentrado em todo o período.
![Ricardo Stuckert/PR Brasília (DF), 10/02/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de entrega do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Alexandre Campbell/IMPA Escola Municipal Orsina da Fonseca
Tijuca
Rio de Janeiro - RJ
Outubro 2022](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 10/02/2025 - Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, participa do programa A Voz do Brasil. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo 11/04/2024 Prefeitura amplia a vacinação contra a Dengue, serão 471 UBS e AMAs, para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Fotos da vacinaçao na UBS do Cambuci. Foto Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)