Reforma da Previdência fez procura por aposentadoria privada crescer

Publicado em 31/10/2021 - 13:12 Por Marcelo Alencar - Rádio Cultura de Belém - Belém (PA)

A pesquisa da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida - Fenaprev aponta que no Pará em 2018 na modalidade para o público geral teve incentivo de um R$1,114 bilhão. Em 2020 o recurso passou para um R$1,461 bilhão, um aumento de 31%.

Outra motivação é que a previdência privada não está ligada ao INSS e nem ao regime próprio de previdência social, o conhecido RPPS. Por isso o contribuinte pode receber o benefício da aposentadoria mesmo que esteja pagando o INSS.

De acordo com FENAPREV mais de treze milhões de brasileiros possuem previdência privada no Brasil. O cálculo indica que 6,5% da população brasileira fizeram esse tipo de plano. O economista Marcos Holanda explica que a covid-19 mudou o hábito econômico do brasileiro. Segundo ele, o cenário de pandemia mudou alguns hábitos de consumo, de perspectiva sobre o planejamento do futuro e os hábitos de comportamento sobre aplicações financeiras.

A reforma da previdência também foi outro fator que influenciou no aumento da previdência privada. Segundo o economista, a população acabou sendo obrigada a migrar para um regime mais flexível onde pudesse ter um ganho maior e com mais segurança.

Entre os anos de 2020 e 2021 a procura e contratação pelo serviço privado cresceu 16% em todo o Brasil. A região Norte contribuiu com 53,5% do total concentrado em todo o período.

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

Instituto Brennand oferece atividades para marcar a Semana dos Museus

O Museu do Instituto Ricardo Brennand reúne milhares de obras da coleção do industrial pernambucano que dá nome ao local. A programação completa pode ser consultada no site gov.br/museus ou no perfil do Ibram nas redes sociais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Abastecimento de água em Manaus muda vida de moradores de baixa renda

Alguns moradores da comunidade, no entanto, são resistentes à instalação da rede porque não querem ter de pagar a tarifa da Águas de Manaus

Baixar arquivo
Cultura

Morre Helena de Lima, cantora da época de ouro da rádio no Brasil

Interprete de "Estão Voltando as Flores" e uma das divas da Rádio Nacional, Helena vivia no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, e morreu de causas naturais aos 95 anos.

Baixar arquivo
Esportes

Ex-lateral direito Jorginho é o novo técnico do Atlético-GO

Atlético-GO enfrenta hoje (17), às 21h30, no estádio Antônio Accioly, o Antofagasta, do Chile. Jorginho ainda não dirige o time que será comandado à beira do campo pelo auxiliar Anderson Gomes.

Baixar arquivo
Esportes

Corinthians enfrenta o Boca Juniors pela Libertadores nesta terça (17)

Os paulistas lideram o Grupo E, com sete pontos conquistados. Caso vençam na noite de hoje, garantem classificação para as oitavas de final.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro terá frio e chuva nos próximos dias

A frente fria que provocou ventania e chuva de granizo no Rio de Janeiro nessa segunda-feira, ainda vai deixar o tempo chuvoso e com temperaturas baixas pelos próximos dias.

Baixar arquivo