Bolsonaro sanciona com vetos lei que cria o programa Auxílio Brasil

Publicado em 30/12/2021 - 10:15 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que institui o Auxílio Brasil programa social que substitui o Bolsa Família, uma medida essencial para o combate à pobreza e à extrema pobreza por meio da transferência de renda. A decisão foi publicada, com vetos, no Diário Oficial da União desta quinta-feira (30).

A lei cria também o programa Alimenta Brasil, que substituirá o Programa de Aquisição de Alimentos, destinado a agricultores familiares.

A Medida Provisória que deu origem à lei, foi editada em agosto pelo governo federal e aprovada pelo Senado no início de dezembro, depois de ter o aval dos deputados.

O programa Auxílio Brasil, substitui o Bolsa Família e já vinha sendo pago desde novembro a cerca de 14,5 milhões de famílias.

Em janeiro, será ampliado para cerca de 18 milhões de famílias que passarão a receber em torno de R$ 400.

Quem já recebia o Bolsa Família não precisa realizar um novo cadastro para receber os recursos do Auxílio Brasil.

Foi vetada a parte que estabelece que as despesas correriam à conta das dotações orçamentárias previstas para o programa, que deveriam ser suficientes para atender a todas as famílias consideradas elegíveis para o recebimento do Benefício Primeira Infância, Benefício Composição Familiar, Benefício Superação da Extrema Pobreza e Benefício Compensatório de Transição.

A justificativa é de que contraria o interesse público já que a vinculação de atendimento dessas famílias alteraria a natureza da despesa do programa de transferência de renda do governo federal resultando na ampliação das despesas com o Programa Auxílio Brasil. 

Outro dispositivo vetado foi aquele que estabelecia metas para taxas de pobreza, por “gerar ônus para o governo em desalinhamento à gestão fiscal responsável diante das restrições impostas pelo atual cenário fiscal do país.”

O presidente Bolsonaro também assinou decreto que prorroga até dezembro de 2022 o chamado "Benefício Extraordinário", que  será pago de janeiro a dezembro assegurando o valor mínimo de R$ 400 por família atendida pelo Auxílio Brasil.

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo