O consumo de vinhos finos e espumantes está crescendo no Brasil. No acumulado de janeiro a outubro deste ano, o mercado brasileiro comercializou 23 milhões de litros de vinhos - um aumento de quase 11% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Em relação aos espumantes, foram 20 milhões de litros nos dez meses, contra 14 milhões no mesmo período de 2020 - um aumento de 40%. A reabertura de bares e restaurantes explica esse aumento, segundo informações da União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA).
E com a chegada das festas do fim de ano, o presidente da associação, Luiz argenta espera que o desempenho da venda de espumantes - a bebida universal dos brindes e comemorações - ultrapasse os 22,4 milhões de litros até o final do ano.
"Começamos a ter festas, começamos a ter casamentos, começamos a ter formaturas, então estamos retomando e acreditamos que podemos retornar os espumantes aos mesmos volumes de 2019, que já era um percentual que já estava dentro do programa bom, na época, para o setor".
E a comercialização não está crescendo apenas no mercado interno: somente neste ano os produtores brasileiros exportaram sete milhões de litros de vinhos, contra três milhões exportados em 2020.
*com produção de Renato Lima