Inflação de produtos na saída das fábricas sobe 2,16% em outubro

Publicado em 01/12/2021 - 13:18 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A inflação dos produtos industriais na saída das fábricas subiu 2,16% em outubro, na comparação com setembro. A alta foi a maior desde abril, quando a taxa ficou em 2,19%. Também marca uma série de mais de dois anos de inflação na indústria, já que a última variação negativa foi em agosto de 2019.

Com o resultado de outubro do Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado nesta quarta-feira (1º) pelo IBGE, os preços na indústria acumularam crescimento de 26,57% em 2021 - o maior índice para outubro desde o início da série histórica, em 2014. Já o acumulado nos últimos 12 meses foi de 28,83%, e vem reduzindo desde junho, quando era de 36,78%.

O IPP mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação. Vinte e duas registraram alta em outubro. O destaque foi para refino de petróleo e produtos de álcool, que apresentou a maior variação, de 7,14%, e também a maior influência no resultado geral. O setor apresenta resultados positivos desde maio.

O gerente da pesquisa, Alexandre Brandão, explica que essa taxa é reflexo da variação do óleo bruto de petróleo, que vem aumentando no mercado internacional.

Os alimentos também tiveram alta importante em outubro. Alexandre Brandão chama atenção para o aumento no preço do açúcar e das carnes bovinas frescas ou refrigeradas. No caso das carnes, alguns frigoríficos apontaram maior demanda por causa da retomada das exportações. Já no que se refere ao açúcar, a alta deve-se a restrição de oferta.

A pesquisa investiga, em pouco mais de 2.100 empresas, cerca de seis mil preços mensalmente.

 

Edição: Leila dos Santos / Nathália Mendes

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo