Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

Publicado em 26/01/2022 - 21:16 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em carta enviada ao secretário-geral da OCDE, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Mathias Cormann, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil está pronto para entrar na entidade.

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país. A declaração do chanceler foi durante entrevista exclusiva à Voz do Brasil nessa quarta-feira.

O ministro explicou que as tratativas com a OCDE começaram há 31 anos. Agora o Brasil vai passar por 6 etapas até que seja aprovada a entrada do país na Organização. Um trâmite que pode durar até quatro anos, mas a expectativa do ministro é que o tempo seja reduzido em dois anos

Nessa terça-feira, a ODCE aprovou o início das negociações para a adesão do Brasil e de outros cinco países ao grupo internacional que reúne 38 países responsáveis por 80% do volume de comércio e investimentos de todo o mundo.

O ministro Carlos França está junto com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, em Cartagena das índias na Colômbia. Eles participam do Fórum para o Progresso e Desenvolvimento da América do Sul, o Prosul, que ocorre na cidade colombiana.

O Brasil integrou o Fórum após formalizar a sua saída da União das Nações Sul-Americanas (Unasul). Participam do Fórum Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai e Peru.

O espaço tem como objetivo abordar temas de integração em infraestrutura, energia, saúde, defesa, segurança e combate ao crime, prevenção de desastres naturais e meio ambiente.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Justiça nega pedido de habeas corpus do ex-vereador Dr. Jairinho

A defesa pediu que sua prisão fosse substituída por monitoramento eletrônico. O ex-vereador está preso desde abril do ano passado, acusado da morte do menino Henry Borel, de 4 anos.

Baixar arquivo
Economia

Rio de Janeiro terá primeira planta de geração de hidrogênio verde

O estado do Rio de Janeiro terá a primeira planta para geração de hidrogênio verde no país.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria vai trazer fortes chuvas no norte da região Nordeste

O alerta laranja para perigo no acumulado de chuva é do Instituto Nacional de Meteorologia e vale até domingo (22). As chuvas fortes, também devem atingir o norte do Pará, do Amazonas e Roraima, e todo o Amapá.

Baixar arquivo
Saúde

Portugal tem aumento de 33% no número de mortes por covid-19

País tem crescimento de casos de contágio e de mortes por Covid-19 nos últimos sete dias. Para os especialistas, o motivo é o avanço da linhagem BA.5 somado ao fim da obrigatoriedade do uso da máscara.

 

Baixar arquivo
Saúde

Turmas da UFMG suspendem aulas presenciais após casos de covid

O protocolo da universidade orienta a suspensão das atividades presenciais quando são notificados pelo menos três casos de coronavírus em uma mesma turma, no intervalo de uma semana.

Baixar arquivo
Justiça

Flordelis: Justiça nega solicitação para transferir julgamento

Flordelis está com o julgamento marcado no Júri Popular para o próximo dia 06 de junho. A ex-deputada é acusada de ter participado do assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.

Baixar arquivo