Conselho Monetário facilita acesso ao crédito rural por assentados

Publicado em 28/01/2022 - 16:29 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Agricultores familiares vão ter agora acesso ao crédito rural mesmo sem o registro individual do lote. A alteração das normas foi anunciada nesta sexta-feira pelo Conselho Monetário Nacional.

A partir de agora, esses assentados podem conseguir novos créditos apresentando o registro do perímetro total do assentamento, ou seja, do registro coletivo.

Desde o Código Florestal, de 2012, os bancos e cooperativas só permitiam o primeiro crédito agrícola para imóveis rurais inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) com a apresentação do registro do perímetro total do assentamento. Depois disso, somente se a família apresentasse o registro individual do lote.

O sub-secretário de Políticas Agrícolas e Negócios Agroambientais, Rogério Uéri, explica que a mudança permite o crédito para o assentado.

Ainda segundo Rogério Uéri, as outras condições para o crédito rural, como prazos e taxas de juros, seguem valendo.

Segundo dados do Incra, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Brasil tem hoje quase 9,5 mil assentamentos, com um total de famílias assentadas que ultrapassa 966 mil. A área total de assentamentos se aproxima a 97 milhões de hectares, o que equivale ao tamanho do estado de Mato Grosso. O Pará lidera o número de assentados, com 244 mil famílias.

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Geral

Justiça do Rio aceita denúncia contra acusados de matar perito

Eles vão responder pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

Baixar arquivo
Cultura

Pedra fundamental do Royal Albert Hall foi lançada há 155 anos

Embaixo da pedra fundamental, foi colocada uma “cápsula do tempo” com uma mensagem do primeiro-ministro e moedas de prata e ouro. O marco inaugural pode ser encontrado atualmente no auditório principal, no bloco K, fila 11, assento 87.

Baixar arquivo
Esportes

Rebeca Andrade é destaque do Troféu Brasil de ginástica artística

Rebeca já se classificou para as finais das barras assimétricas na competição que está acontecendo em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em comemoração aos 250 anos da cidade

Baixar arquivo
Cultura

Museu da Língua Portuguesa em SP tem programação especial nesta semana

Localizado em prédio histórico da Estação da Luz, no Centro de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa tem uma grande diferença em relação aos museus tradicionais: o acervo.

Baixar arquivo
Esportes

Há 15 anos, Romário balançava as redes pela milésima vez

O atacante, hoje senador da República pelo Rio de Janeiro, tinha então 41 anos de idade ao alcançar a mesma marca do Rei Pelé.

Baixar arquivo
Saúde

23 anos da venda de genéricos: saiba o que mudou nesse período

A iniciativa revolucionou o comércio de remédios, favoreceu o acesso a preços mais baixos, mas sem perder a qualidade, segurança e a eficácia dos produtos.

Baixar arquivo