Um a cada cinco brasileiros só utiliza conta bancária digital

Publicado em 24/01/2022 - 19:51 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As contas bancárias digitais, aquelas que só funcionam pela internet, aplicativo e caixa eletrônico, deixaram de ser mais um modismo e caíram no gosto popular. Uma pesquisa do Instituto Locomotiva mostra que um em cada cinco brasileiros só utiliza esse tipo de conta. E 30% dessas pessoas estão nas classes D e E. O presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, afirma que esse processo foi impulsionado pelas famílias de renda mais baixa.

As fintechs são aquelas empresas que oferecem serviços financeiros por meios exclusivamente tecnológicos, como o telefone celular. De acordo com Renato Meirelles, o uso das contas digitais é um caminho sem volta.

O presidente do Instituto Locomotiva acrescenta que o uso de contas digitais também é um primeiro passo para que as pessoas tenham mais educação financeira. E, quando estiverem numa situação mais confortável, consigam investir com mais facilidade. Renato Meirelles destaca que a transparência é o principal fator que leva o consumidor a escolher uma conta digital.

Em geral, as contas digitais podem ser abertas sem sair de casa. Normalmente, é preciso enviar fotos do rosto e do documento de identidade. O consumidor só precisa ficar atento para não cair em golpes. A principal dica é baixar o aplicativo oficial do banco na loja de aplicativos do seu celular e fazer todo o cadastro por lá. Os bancos não pedem documentos por e-mail nem por aplicativos de mensagens, como WhatsApp.

*Com produção de Renato Lima

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Nos EUA, empresa Space X coloca em órbita dois satélites brasileiros

Os equipamentos, chamados Carcará I e II, fazem parte da primeira etapa do Projeto Lessonia, desenvolvido pela Força Aérea Brasileira.

Baixar arquivo
Economia

Micro e pequenas empresas vão ter acesso a novos empréstimos

Micro e pequenas empresas terão oportunidade de pegar novos empréstimos. Nesta quarta-feira, foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro  o projeto que expande o Pronampe, Programa Nacional de apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Baixar arquivo
Economia

Câmara aprova teto de 17% do ICMS sobre combustíveis e energia

A proposta limita em 17% a tributação de combustíveis, gás de cozinha, energia elétrica, comunicações e transporte como serviços essenciais.

Baixar arquivo
Geral

IBGE abre novas seleções para preencher mais 353 vagas do Censo 2022

O IBGE abriu nesta quarta-feira  processos seletivos complementares para a contratação temporária de profissionais em 159 municípios de 15 estados que vão atuar no Censo 2022.

Baixar arquivo
Geral

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 100 milhões

O concurso 2.484 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira , não teve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram: 11 - 14 - 36 - 41 - 54 - 59.

Baixar arquivo
Cultura

Rádio Nacional do RJ pode ser declarada Patrimônio Imaterial do Estado

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro poderá ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado. Um projeto de lei, de autoria dos deputados estaduais Mônica Francisco, do PSOL, e Waldeck Carneiro, do PSB, foi aprovado na Assembleia Legislativa.

Baixar arquivo