A economia brasileira criou 136 mil novas vagas de trabalho formal em março deste ano, mas o valor médio do salário na hora da contratação diminuiu. Os dados são do Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
Apesar do aumento de empregos formais, o crescimento foi 11% menor que em março de 2021, e corresponde a menos da metade das vagas criadas em fevereiro deste ano.
O setor dos Serviços foi o que mais gerou novos empregos em termos absolutos, mas em números relativos, o destaque ficou para o setor da construção civil, que cresceu 1% em relação a fevereiro deste ano.
No acumulado de 2022, o país criou 615 mil novas vagas formais.
O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, avaliou que os números de março contribuem para ultrapassar a atual meta do governo de alcançar um milhão de novas vagas de empregos neste ano.
O segundo setor que mais criou vagas foi o da construção, com 25 mil, seguido pela indústria, com 15 mil. O único setor que fechou mais vagas do que abriu em março foi o do agronegócio, com redução de quase 16 mil empregos.
O Nordeste foi a única região com saldo negativo no emprego no mês passado. Por outro lado, os estados que mais criaram vagas, proporcionalmente, foram Amapá, Mato Grosso do Sul e Acre.
Já o salário médio no momento da admissão dos empregados caiu em março para R$ 1.872,07; R$ 38,72 a menos que no mês anterior e valor 7% inferior ao salário médio de contratação em março de 2021.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![REUTERS / Rahel Patrasso/Direitos Reservados Um homem caminha por uma rua inundada após fortes chuvas em São Paulo, Brasil, 10 de fevereiro de 2020. REUTERS / Rahel Patrasso](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 10/09/2024 A presidente do TSE, ministra Carmém Lúcia, participa de cerimônia de assinatura digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/ Agência Brasil Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Congresso Nacional, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Carlos Barria/Proibida reprodução FILE PHOTO: U.S. President Donald Trump signs documents as he issues executive orders and pardons in the Oval Office at the White House on Inauguration Day in Washington, U.S., January 20, 2025. Reuters/Carlos Barria/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)