Indicador da FGV aponta recuo da incerteza na economia brasileira

Publicado em 29/04/2022 - 13:37 Por Ligia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Indicador de Incerteza da Economia, medido pela Fundação Getúlio Vargas, recuou 6,4 pontos em abril, alcançando 114,9 pontos, o menor nível desde janeiro de 2020. Com o resultado, o indicador de incerteza retornou ao patamar anterior à pandemia pela primeira vez desde o início da crise sanitária, segundo  análise do Instituto Brasileiro de Economia da FGV.

A economista do Instituto Anna Carolina Gouveia destacou que este patamar reflete em grande medida a sensação de que a pandemia está sob controle. A queda na margem, ainda segundo a economista, também foi influenciada por uma visão menos pessimista em relação ao impacto potencial de curto prazo no Brasil do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Para os próximos meses, a tendência no indicador de incerteza da economia vai depender de como se dará os desdobramentos das tensões geopolíticas, entre outros fatores como destaca Anna Carolina Gouveia.

Segundo o levantamento, os dois componentes do Indicador de Incerteza caminharam em sentidos opostos em abril. O componente de mídia caiu para 113,6 pontos, menor nível desde fevereiro de 2020, uma contribuição negativa de 7,2 pontos para o índice agregado. Já o componente de expectativas, que mede a dispersão das previsões para os 12 meses seguintes, subiu para 114 pontos.

O indicador da FGV mede mensalmente a incerteza da economia brasileira a partir de informações coletadas dos principais jornais do país e das expectativas do mercado financeiro.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo