Indicador da FGV aponta recuo da incerteza na economia brasileira

Publicado em 29/04/2022 - 13:37 Por Ligia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Indicador de Incerteza da Economia, medido pela Fundação Getúlio Vargas, recuou 6,4 pontos em abril, alcançando 114,9 pontos, o menor nível desde janeiro de 2020. Com o resultado, o indicador de incerteza retornou ao patamar anterior à pandemia pela primeira vez desde o início da crise sanitária, segundo  análise do Instituto Brasileiro de Economia da FGV.

A economista do Instituto Anna Carolina Gouveia destacou que este patamar reflete em grande medida a sensação de que a pandemia está sob controle. A queda na margem, ainda segundo a economista, também foi influenciada por uma visão menos pessimista em relação ao impacto potencial de curto prazo no Brasil do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Para os próximos meses, a tendência no indicador de incerteza da economia vai depender de como se dará os desdobramentos das tensões geopolíticas, entre outros fatores como destaca Anna Carolina Gouveia.

Segundo o levantamento, os dois componentes do Indicador de Incerteza caminharam em sentidos opostos em abril. O componente de mídia caiu para 113,6 pontos, menor nível desde fevereiro de 2020, uma contribuição negativa de 7,2 pontos para o índice agregado. Já o componente de expectativas, que mede a dispersão das previsões para os 12 meses seguintes, subiu para 114 pontos.

O indicador da FGV mede mensalmente a incerteza da economia brasileira a partir de informações coletadas dos principais jornais do país e das expectativas do mercado financeiro.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo