Geadas podem causar prejuízos às plantações

Publicado em 18/05/2022 - 19:21 Por Eduardo Cupertino* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Com a chegada da onda de frio nesta semana ao país, o Instituto Nacional de Meteorologia alerta para os prejuízos que as geadas podem causar às plantações.

O professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Universidade de São Paulo Fabio Marin aponta quais são as culturas mais sensíveis às baixas temperaturas.

“As culturas mais sensíveis são aquelas mais adaptadas ao ambiente tropical, exemplos é a banana, que é cima cultura bastante sensível, o mamão, o café. Porque são culturas que evoluíram ao longo de seu ciclo evolutivo em ambientes um pouco mais quentes. Então não desenvolveram estruturas para aprenderem a lidar com o frio.”

A qualidade e o preço de algumas culturas podem ser impactados pela frente fria, como explica Allan Silveira, superintendente de Estudos de Mercado e Gestão da Oferta da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento.

“Para produtos por exemplo como hortaliças, o efeito é bem imediato, como perda de qualidade, perda de produtividade, acaba ocasionando uma pressão de preço, mas para esses produtos que ciclo costuma ser mais reduzido, esses impactos sobre os preços costumam ser mais transitórios.”

De acordo com o Inmet, o alerta de possíveis geadas segue nas regiões sul e sudeste até sábado.

*Com supervisão de Bianca Felipe Paiva

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Economia

Em junho, balança comercial registra saldo positivo de U$ 8,8 bilhões

O Brasil exportou mais de U$ 32,7 bilhões em produtos ao longo do mês passado. E comprou de outros países quase U$ 24 bilhões.

Baixar arquivo
Geral

Funcionários podem ser punidos em caso de difamação nas redes

Os funcionários podem usar suas redes sociais para fazer desabafos sobre o trabalho desde que não violem o direito à imagem e à privacidade da empresa

Baixar arquivo
Geral

TSE: eleições terão novos recursos de acessibilidade

O vídeo feito por uma intérprete de Libras será exibido em todas as 577 mil urnas eletrônicas preparadas para a eleição de outubro

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita com CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Cultura

Sinal da TV Brasil chega a Feira de Santana, na Bahia

O sinal da TV pública nacional agora pode ser assistido na região pelo canal aberto, disponível para mais de 700 mil telespectadores.  

Baixar arquivo
Educação

Vestibular de 2023 da USP terá novo critério de classificação

Todos os candidatos, incluindo alunos cotistas, vão disputar primeiro as vagas de Ampla Concorrência. Já os que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas também concorrem às vagas destinadas a alunos de Escolas Públicas e os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas ainda podem disputar as vagas destinadas às cotas raciais, as chamadas PPI.

Baixar arquivo