Importadores de combustíveis defendem paridade ao preço internacional

Publicado em 30/05/2022 - 16:25 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os importadores de combustíveis defendem o alinhamento de preços ao mercado internacional para reduzir o risco de desabastecimento de diesel no segundo semestre. O alerta sobre essa possibilidade foi feito pela Petrobras, na semana passada, ao governo federal.

O Brasil importa cerca de 30% do diesel consumido no país. A defasagem média do preço gira em torno de R$ 0,37 por litro, segundo a Abicom, Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis

Por e-mail, o presidente executivo da entidade, Sérgio Araújo, reforçou que a própria Associação já havia avisado sobre esse risco. Ele defendeu também a implantação urgente de um fundo de estabilização para que os aumentos não sejam repassados aos consumidores. Segundo ele, o governo poderia usar recursos dos royalties, participações especiais e dividendos pagos pela Petrobras.

O economista Cesar Bergo, professor da UnB, diz que o fundo é uma saída, mas a contribuição não pode ser só pública, tem que ter dinheiro privado. Outro ponto é mais investimento em refino.

A Agência Nacional do Petróleo informou que está dedicada a acompanhar a situação e a propor as medidas necessárias para garantir a oferta do diesel, mas não detalhou quais seriam essas medidas.
 

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo