Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Publicado em 27/05/2022 - 19:54 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério de Minas e Energia confirmou que recebeu uma carta enviada pela Petrobras para tratar do risco da falta de óleo diesel no mercado mundial. O documento foi recebido na quarta-feira, dia 25 de maio, e a manifestação do ministério foi feita nesta sexta-feira, em uma nota oficial.

De acordo com o governo, o estoque atual de óleo diesel S10 representa 38 dias de importação. Ou seja, se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional. O Ministério de Minas e Energia acrescenta que esse estoque já foi menor e chegou a ser de 30 dias.

A pasta afirmou que, desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, monitora o fluxo de petróleo e derivados tanto no Brasil quanto no mercado internacional. Em março, o ministério criou um comitê setorial para avaliar semanalmente a situação do país, que importa 30% do diesel que consome.

Da Rádio Nacional, em Brasília, Victor Ribeiro.

Jacson Jose Maria Segundo

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Economia

Procon do Rio fiscaliza postos de combustíveis após redução do ICMS

Fiscais do órgão iniciaram uma fiscalização em postos de todo o estado para garantir o cumprimento do decreto do governo, que reduz de 34% para 18% a alíquota do ICMS sobre os combustíveis.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Gazeta

De caráter cultural, a Rádio Gazeta já se destacava desde o início, em 1943, dispondo de uma orquestra sinfônica, um coral lírico, um conjunto de jazz, pianistas e cantores nacionais e internacionais.

Baixar arquivo
Esportes

Seleção brasileira de judô paralímpico ganha o Grand Prix de São Paulo

A delegação brasileira conquistou 17 medalhas, sendo seis de ouro, três de prata e oito de bronze.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Grand Junction Railway era inaugurada há 185 anos

As ferrovias surgiram no início do século XIX na Inglaterra para transporte de cargas e de pessoas. Com o sucesso desse novo meio de locomoção, o Parlamento britânico autorizou uma grande obra. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasil termina em segundo lugar na Liga das Nações de vôlei feminino

Os outros confrontos são Turquia x Tailândia e Estados Unidos x Sérvia e Itália x China.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta segunda-feira (4)

O município de Santa Isabel do Ivaí, no Paraná, está aniversariando com sol, poucas nuvens, temperatura mínima de 18 e máxima de 31º C.

Baixar arquivo