Onze tipos de produtos têm imposto de importação zerado

Publicado em 11/05/2022 - 20:55 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com objetivo de combater a inflação, o governo zerou o imposto de importação de alguns itens da cesta básica como carne bovina, de frango, farinha de trigo, milho em grãos, entre outros alimentos. Insumos para agricultura e o vergalhão de aço, usado na construção, também tiveram o imposto reduzido.

Foram 11 tipos de produtos, sendo sete alimentos, os beneficiados com a redução das alíquotas de importação que começa a vigorar nesta quinta-feira. A medida é para conter o aumento da inflação, como explica o secretário executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, ele conta que as medidas não revertem a inflação, mas pode evitar novos aumentos.

Também tiveram o imposto de importação zerado as bolachas e biscoitos e outros produtos de padaria e pastelaria. Esses alimentos vinham com alíquotas que variavam de 7% a 16%.

Por outro lado, o queijo muçarela volta a pagar mais para entrar no Brasil. O produto, que teve a alíquota zerada em março, passa a ter imposto de 28% sobre o valor importado porque, segundo o secretário-adjunto da Câmara de Comércio Exterior, Leonardo Diniz, era preciso abrir espaço para redução do imposto de outros produtos.

Também foram reduzidos os impostos de importação de dois tipos de insumos usados na agricultura e de dois tipos de aço. No caso do aço, o imposto foi reduzido de 10% para 4%.

As medidas vão vigorar até o final deste ano e deve ter um impacto na arrecadação de impostos em torno dos R$ 700 milhões.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo