Cerca de 85% dos hotéis do país estão ocupados no mês de julho

Publicado em 15/07/2022 - 14:35 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

Sandra Regina mora em Brasília e viajou para uma cidade próxima, Caldas Novas, em Goiás, no último final de semana. Ela teve sorte de encontrar um local para se hospedar. A cidade já está com 100% de ocupação até o fim de julho. Caldas Novas e Aruanã, também em Goiás, são o destaque do levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, que aponta uma média de 85% na taxa de ocupação hoteleira em todo o país até o final deste mês. Sandra conta que o setor turístico e hoteleiro tem evoluído nos últimos anos.

Assim como Sandra, muitos outros turistas estão a procura de hotéis para descansar neste mês de férias escolares. No período mais frio do ano, as cidades históricas de Minas Gerais lideram a ocupação hoteleira na região Sudeste, chegando a 85%.

O interior de São Paulo também é um dos destinos mais procurados nessa temporada de frio, assim como as cidades gaúchas de Gramado e Bento Gonçalves, onde 4 em cada 5 vagas estão reservadas. Para quem quiser fugir do frio, na região nordeste Ceará e Pernambuco são os pontos mais procurados pelos turistas. As duas capitais nordestinas devem alcançar 70% da ocupação hoteleira.

Até os destinos menos procurados tiveram aumento da demanda após os dois primeiros anos de pandemia. Em São Luís, capital maranhense, a média de ocupação nos primeiros seis meses de 2022, já é a maior dos últimos 10 anos, de acordo com a prefeitura. Em junho, a ocupação dos hotéis já estava acima dos 70%.

De acordo com dados mais recentes do IBGE, a evolução do setor turístico na capital maranhense, acompanha a média nacional. Atividades turísticas cresceram 2,6% em maio no país, o terceiro resultado positivo seguido, em um período em que acumulou um ganho de quase 12%. Ainda assim, o segmento se encontra 0,1% abaixo do patamar registrado antes da pandemia.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo