Plataforma federal cria espaço de informações para aposentados (as)

Publicado em 05/07/2022 - 14:09 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Agora os aposentados ou quem está perto de se aposentar têm um espaço exclusivo na plataforma GOV.BR. Nesse perfil, estão todos os serviços direcionados para esse público. A ideia é facilitar o acesso do cidadão às informações que sejam importantes no processo. 

O novo perfil para aposentados apresenta 8 abas, chamadas de momentos de vida, que começa pelo campo “Preparando a documentação”. Nesse espaço, o usuário encontra os itens necessários para dar entrada no pedido de aposentadoria.

Já na aba “Vida de Aposentado”, o cidadão tem acesso a serviços destinados à gestão de dados cadastrais que ele mesmo pode executar pela internet, como alterar local ou forma de pagamento, cadastrar ou renovar representante legal. Tem também espaços para quem é aposentado e mora no exterior, com dicas de como solicitar serviços mesmo estando fora do país. 

Para criar um perfil no SouGov é muito simples. Basta acessar gov.br, clicar em “Crie sua conta" e selecionar a opção de “Número de CPF”, para fazer um cadastro simples. Depois de responder a algumas perguntas pessoais, o usuário cria uma senha e já pode ter acesso a todo conteúdo. 

Outra maneira de criar sua conta é por meio do aplicativo e o passo a passo é praticamente o mesmo.

A plataforma GOV.BR já conta com cinco perfis de usuários. Além de “Aposentado”, também podem ser acessados “Empreendedor”, “Trabalhador”, “Estudante” e “Motorista”. Ao longo do ano, serão adicionados novos perfis.

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Setor de serviços cresce 0,7% na passagem de maio para junho, diz IBGE

Com isso, se encontra 7,5% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, mas ainda 3,2% abaixo do ponto mais alto, conquistado em novembro de 2014.

Baixar arquivo
Saúde

Ingerir álcool durante a gravidez pode causar síndrome alcoólica fetal

Mesmo que seja baixa a quantidade de álcool ingerida pela futura mãe, ainda existe o risco da doença,  que pode trazer consequências gravíssimas para o feto e recém-nascidos.

Baixar arquivo
Economia

Quase metade dos brasileiros fazem "bicos" para ampliar renda

Pesquisa aponta que quase q metade dos brasileiros com 16 anos de idade ou mais precisaram fazer atividades extras nos últimos 12 meses para complementar sua renda.

Baixar arquivo
Saúde

Maranhão registra primeiro caso de varíola dos macacos

O paciente, um homem de 42 anos, com comorbidades, está internado com quadro clínico estável.

Baixar arquivo
Economia

IBGE prevê safra recorde de 263,4 milhões de toneladas em 2022

O Brasil deve produzir, em julho, 263 milhões e 400 mil toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas. Um recorde! A estimativa está no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado nesta quinta-feira pelo IBGE.

Baixar arquivo