Quem viajar para o exterior deve ficar atento às regras de compras

Publicado em 18/07/2022 - 12:55 Por Eduardo Cupertino* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Quem deseja viajar para o exterior deve ficar atento às regras de compras ao voltar para o Brasil.

De acordo com a Receita Federal, cada passageiro tem direito a adquirir produtos que somem U$ 1 mil para não pagar imposto de importação.

Não entram nessa conta os bens para uso pessoal, que são coisas necessárias para a viagem, como, por exemplo, roupa, um celular ou um relógio.  Mas, atenção, o passageiro deve ter utilizado o bem no momento ou durante a viagem.  

O estudante Lucas Mateus Martins, viajou para os Estados Unidos no último mês e contou que se programou para não ter problemas com a alfândega na volta ao Brasil: Recentemente eu fiz uma viagem para Miami nos Estados Unidos, a qual eu fiz a compra de um telefone, ao retornar ao Brasil passando por todos os procedimentos padrões de alfândega e Receita Federal, eu estava tranquilo quanto à possibilidade deles taxarem o que eu estava trazendo de volta ao Brasil pois eu sabia que tinha uma taxa de tolerância de U$ 1 mil que ficam isentos.”

Os bens que ultrapassarem a cota de isenção de U$ 1 mil, devem ser declarados, e o valor do imposto a ser pago é de 50% em relação ao valor excedente à taxa.

Dinheiro em espécie, em moeda nacional ou estrangeira, acima de R$ 10 mil e itens sob controle da Vigilância Sanitária, Agropecuária e do Exército, também devem ser declarados.

Réplicas de armas de fogo, animais, plantas e produtos pirateados são alguns dos itens proibidos de entrar no Brasil. No site é possível acessar a lista completa e as respectivas regras para entrada de bens no país.

A declaração desses bens, pode ser feita online pelo portal. O pagamento antecipado acelera o processo de alfândega.  

*Com supervisão de Raquel Mariano

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

Madonna supera expectativa de público e encerra turnê em grande estilo

O show da cantora Madonna na praia de Copacabana, neste sábado, superou as expectativas e reuniu 1,6 milhão de pessoas, de acordo com cálculos da Prefeitura do Rio de Janeiro. Inicialmente, um público de 1,5 milhão de pessoas era esperado no espetáculo.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco manifesta solidariedade às vítimas da tragédia no RS

O Papa Francisco manifestou, neste domingo, solidariedade às famílias afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Tragédia climática no RS já soma 75 vítimas fatais e 103 desaparecidos

O número de vítimas fatais durante a tragédia climática no Rio Grande do Sul já chegou a 75, de acordo com o último boletim da Defesa Civil estadual. As autoridades ainda investigam se seis óbitos têm relação com as chuvas e há 103 pessoas oficialmente desaparecidas.

Baixar arquivo
Geral

Governo antecipa benefícios previdenciários a atingidos pelas chuvas

Moradores dos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas fortes chuvas terão acesso ao pagamento antecipado dos benefícios previdenciários, que vão passar de junho para maio, inclusive os de prestação continuada.

Baixar arquivo
Economia

Entenda o que é desoneração da folha e para quê serve

A desoneração substitui a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de 17 setores por um percentual do faturamento.

Baixar arquivo
Política

UNICEF alerta para importância do voto de adolescentes de 16 e 17 anos

O prazo para tirar o título de eleitor termina na próxima quarta-feira (8). Segundo dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral, o Brasil reverteu a tendência de queda no cadastro eleitoral de adolescentes. 

Baixar arquivo