Pesquisa indica que 56% dos viajantes optam por um destino nacional

Publicado em 26/08/2022 - 19:38 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Número de viagens internacionais está se aproximando ao número de viagens dentro do Brasil. Pesquisa da Braztoa, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, mostra que, entre abril e junho desse ano, 56% dos viajantes escolheram destinos nacionais contra 44% que optaram por viajar para o exterior.

A diferença de apenas 12 pontos percentuais que separam as viagens nacionais das internacionais é um recorde. No Brasil, a média histórica é de que 70% dos viajantes optam por destinos dentro do país.

Para Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa, os roteiros internacionais estão atraindo as pessoas em função dos altos preços das viagens nacionais.

A proporção fica ainda mais gritante comparado com o período de fechamento de fronteiras durante a pandemia de coronavirus, quando os roteiros nacionais responderam por 94% das viagens.

Para Roberto Nedelciu os números também devem acender um alerta para o setor de turismo no Brasil. Ele acredita que o país tem um dos maiores potenciais turísticos do mundo em função de suas belezas naturais, mas é preciso investir na infraestrutura e na diversidade de roteiros para atrair mais turistas.

O balanço da Braztoa também mostra que, apesar das duras perdas que o setor de turismo enfrentou nos últimos dois anos, o faturamento das operadoras e agências de viagem voltou a crescer. Segundo a pesquisa, 40% das empresas já estão faturando mais do que em 2019, ano que antecede pandemia.

No ranking de destinos nacionais, Maceió, Natal e São Paulo ocupam a primeira colocação. Fortaleza, Salvador e Gramado dividem o segundo lugar. E Lençóis Maranhenses ocupa a terceira colocação.

No ranking de viagens internacionais, Portugal fica em primeiro lugar, seguido da Argentina e de Orlando, nos Estados Unidos. Chile, e Cancun, no México, dividem o terceiro lugar na preferência dos brasileiros.

Edição: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
Economia

BNDES vai liberar R$ 5 bilhões para pequenos empreendedores do RS

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social também anunciou a suspensão por 12 meses do pagamento de dívidas de empresas e produtores rurais do Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Justiça

PGR apresenta denúncia contra os acusados de matarem Marielle Franco

O deputado Chiquinho Brazão, o conselheiro do TCE-RJ Domingos Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa são acusados de planejar e ordenar a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Baixar arquivo
Geral

RS: companhias aéreas flexibilizam reembolso e remarcação de passagens

Quase 500 mil pessoas tiveram as passagens aéreas canceladas por causa do fechamento do aeroporto de Porto Alegre.

Baixar arquivo
Geral

Senacom pede flexibilização para Anac nas regras de transporte aéreo

Secretaria Nacional do Consumidor pede o reembolso e remarcação de passagens para quem teve o voo cancelado no Rio Grande do Sul

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS: Lula anuncia antecipação de benefícios aos gaúchos

Os contribuintes gaúchos terão prioridade no pagamento da restituição do Imposto de Renda. Os pagamentos do Bolsa Família e do Auxílio Gás serão antecipados. 

Baixar arquivo
Justiça

Justiça determina que SP crie plano de combate à tortura nos presídios

Com o maior contigente de pessoas presas no país, o estado de São Paulo tem o prazo de 120 dias para cumprir a ordem da Justiça, caso contrário pagará multa de R$ 100 mil. 

Baixar arquivo