Prefeituras farão cadastro para o auxílio taxista

Parcelas serão pagas a partir de 16 de agosto

Publicado em 05/08/2022 - 15:36 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Começa nesta sexta-feira (05), o novo prazo para as prefeituras de todo o país cadastrarem os taxistas, para receberem o Bem-Taxista, Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis. As inscrições são feitas no site do Ministério do Trabalho e Previdência, na internet e devem ser feitas até 15 de agosto.

Esse novo prazo é somente para as prefeituras que não conseguiram cadastrar os trabalhadores dessa categoria na primeira fase do cadastro, que terminou em julho. O Bem-Taxista está previsto em emenda constitucional, aprovada este ano, para auxiliar financeiramente os motoristas de táxis, diante do estado de emergência gerado pela alta nos preços dos combustíveis, o que também gerou impactos sociais. O benefício vale até dezembro deste ano e o número de parcelas deve ser definido após o fim do cadastro de trabalhadores beneficiários. Cada parcela do auxílio não pode passar de R$ 1 mil.

Lembrando que o cadastro dos taxistas é feito pelas prefeituras, e não pelos profissionais. Neste caso, devem ser registrados para receber o auxílio, via Ministério do Trabalho, somente aqueles que se cadastraram nas prefeituras até 31 de maio deste ano. Além disso, só têm direito ao Bem-Taxista os motoristas que sejam os titulares da concessão, com autorização da gestão local. O benefício também só vai ser repassado para quem estiver exercendo a atividade, em situação regular, assim como CPF e carteira de habilitação sem pendências.

Na primeira etapa, mais de 3 mil prefeituras enviaram os cadastros de taxistas do município. Isso equivale a menos de 60% do total de cidades do Brasil. Com isso, mais de 300 mil taxistas já aguardam o recebimento do benefício, que começa a ser pago em 16 de agosto. O valor vai ser retroativo a julho e agosto e pode chegar a R$ 2 mil, essa primeira parcela.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo