Prefeituras farão cadastro para o auxílio taxista
Começa nesta sexta-feira (05), o novo prazo para as prefeituras de todo o país cadastrarem os taxistas, para receberem o Bem-Taxista, Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis. As inscrições são feitas no site do Ministério do Trabalho e Previdência, na internet e devem ser feitas até 15 de agosto.
Esse novo prazo é somente para as prefeituras que não conseguiram cadastrar os trabalhadores dessa categoria na primeira fase do cadastro, que terminou em julho. O Bem-Taxista está previsto em emenda constitucional, aprovada este ano, para auxiliar financeiramente os motoristas de táxis, diante do estado de emergência gerado pela alta nos preços dos combustíveis, o que também gerou impactos sociais. O benefício vale até dezembro deste ano e o número de parcelas deve ser definido após o fim do cadastro de trabalhadores beneficiários. Cada parcela do auxílio não pode passar de R$ 1 mil.
Lembrando que o cadastro dos taxistas é feito pelas prefeituras, e não pelos profissionais. Neste caso, devem ser registrados para receber o auxílio, via Ministério do Trabalho, somente aqueles que se cadastraram nas prefeituras até 31 de maio deste ano. Além disso, só têm direito ao Bem-Taxista os motoristas que sejam os titulares da concessão, com autorização da gestão local. O benefício também só vai ser repassado para quem estiver exercendo a atividade, em situação regular, assim como CPF e carteira de habilitação sem pendências.
Na primeira etapa, mais de 3 mil prefeituras enviaram os cadastros de taxistas do município. Isso equivale a menos de 60% do total de cidades do Brasil. Com isso, mais de 300 mil taxistas já aguardam o recebimento do benefício, que começa a ser pago em 16 de agosto. O valor vai ser retroativo a julho e agosto e pode chegar a R$ 2 mil, essa primeira parcela.