Produção de veículos tem alta de 7,5% em julho

Publicado em 05/08/2022 - 16:15 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com a maior produção mensal em julho deste ano e o melhor resultado do semestre desde 2020, a indústria brasileira de automóveis está se recuperando. A informação é da Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, que divulgou os dados do setor nesta sexta-feira.

Foram 219 mil veículos leves fabricados em julho, o que representa 7,5% a mais, na comparação com o mês de junho, e 33% superior a julho do ano passado.

Já as vendas de veículos tiveram em julho o segundo melhor resultado mensal deste ano, com 182 mil veículos comercializados.

O presidente da Anfavea, Márcio Leite, aponta outro dado positivo: a criação de 44 mil empregos na indústria automotiva em 2022. Mas, o dirigente alerta para um dado que preocupa o setor, em relação às vendas no mercado interno, o aumento dos juros que impactou diretamente o consumidor que só pode comprar a prazo.

Em relação às exportações foram 42 mil veículos, o menor número desde março. Neste caso, segundo Márcio Leite, o motivo é a crise econômica na Argentina.

Ainda segundo o dirigente, o mercado automobilístico brasileiro tem espaço para crescer mais assim que forem superados alguns desafios, como a alta no custo mundial dos fretes e a escassez de insumos, como os semicondutores, além de impactos que a pandemia de covid ainda causa e a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo