Os reservatórios de água do Sudeste e do Centro-Oeste brasileiros devem encerrar o mês de setembro com 48,5% da capacidade. A estimativa é do ONS, o Operador Nacional do Sistema Elétrico.
Essa previsão representa um cenário muito mais favorável em comparação com o ano passado, quando os reservatórios encerraram o mês com apenas 16,7% da capacidade de água. O volume disponível nesses reservatórios impacta diretamente na capacidade das usinas hidrelétricas do país de produzir energia.
Em 2021, a falta de chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste levou ao encarecimento da produção de energia no país. Neste ano, com a situação mais favorável nos reservatórios, o custo da eletricidade deve se manter baixo. Quem explica é o professor titular do Instituto de Energia e Ambiente da USP, Universidade de São Paulo, Pedro Côrtes.
Apesar do cenário mais favorável do que no ano passado, o professor Pedro Côrtes ponderou que os reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste ainda estão abaixo do nível ideal. E alertou para o fenômeno La Niña, que deve diminuir o volume de chuvas nessas regiões no próximo verão.
Ainda segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, os reservatórios das demais regiões do país devem encerrar o mês de setembro com níveis satisfatórios de água.
Com esse cenário, o custo operacional da produção de eletricidade no país vai ter uma redução de 2,8%.
![Arte EBC Brasília (DF) 07/06/2024 - Arte Viva Maria
Arte EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Pontes/Agecom/Todos Direitos Reservados Um memorial funcionará na casa onde Jorge Amado morou com a mulher, Zélia Gattai. A Casa do Rio Vermelho, como é conhecida, fica na Rua Alagoinhas, no bairro Rio Vermelho (Valter Pontes/Agecom/Todos Direitos Reservados)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil Brasília (DF), 31/10/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com ministros e governadores. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 02/09/2024 – A ministra do STF Cármen Lúcia fala sobre seu novo livro, Direito de para Todos, na gravação do programa Trilha de Letras, da TV Brasil, apresentado por Eliana Alves Cruz, na BiblioMaison. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 09/12/2024 o relator da reforma tributária, Senador Eduardo Braga durante coletiva a imprensa para esclarecer alguns pontos antes da leitura oficial do parecer da proposta de regulamentação da Reforma Tributária.
Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)